6.08.2013

A Marcha das Vadias

Nas faixas e cartazes, os integrantes da marcha brincaram com chavões com as quais as mulheres "livres" são rotuladas
A Marcha das Vadias teve como tema "quebre o silêncio" Foto: Mirelle Irene / Especial para Terra
A Marcha das Vadias teve como tema "quebre o silêncio"
Foto: Mirelle Irene / Especial para Terra

Gritando palavras de ordem contra o preconceito e a violência contra a mulher, integrantes da Marcha das Vadias protestaram nas ruas do Centro de Goiânia neste sábado. De acordo com a organização da caminhada, que teve como tema "quebre o silêncio", cerca de 400 pessoas participaram desta terceira edição do movimento, mobilizados principalmente por meio das redes sociais.  

A concentração para a marcha começou por volta das 9h na praça Universitária e, em seguida, percorreu as principais avenidas da região central, finalizando na praça Cívica. Uma das organizadoras do protesto, a estudante Débora Hevellyn, 21 anos, é coordenadora do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal de Goiás, e, assim como vários participantes, a maioria mulheres, pintou e mostrou o corpo com palavras e frases de cunho feminista, para lembrar e dar visibilidade a ainda condição frágil da mulher.

"Estamos aqui para mostrar que a mulher é agredida não só através da violência física, mas por muitas outras violências, a maior delas o preconceito, e que não aceitamos mais isso", disse ela. A advogada Kelly Gonçalves, 33 anos, que também ajudou a organizar a marcha, disse que o objetivo principal  do protesto é chamar a atenção para os males do machismo.

"Isso só denigre a mulher. Além disso, lutamos pelo direito de escolha, em relação ao sexo, a ter filhos e a ocupar o nosso espaço, da maneira e forma que quisermos", explicou. Nas faixas e cartazes, os integrantes da marcha brincaram, muitas vezes, com chavões e termos preconceituosos com as quais as mulheres "livres" são rotuladas, além de temas como aborto e homofobia.


Especial para Terra

Nenhum comentário: