6.12.2013

Bolinhas na pele


Thinkstock
De vez em quando vejo passar pela rua onde moro dois irmãozinhos com suas mochilas. De rosto e cabelo idênticos, seguem seu caminho compenetrados. Contudo, quem cruza com eles poderia achar que eles acabaram de apostar uma corrida. É que os dois têm as bochechas vermelhas, consequência de uma condição de pele chamada queratose pilar.
As bolinhas
Muita gente tem queratose pilar. São bolinhas avermelhadas, como dos meninos, ou esbranquiçadas, que aparecem com mais frequência nos braços, mas também são frequentes nas coxas, nádegas ou bochechas. É uma condição genética comum na infância e adolescência e pode desaparecer na idade adulta. Mas em geral ela é crônica, alternando períodos de melhora e piora. No verão, por exemplo, pode melhorar espontaneamente e até desaparecer se for leve. No inverno, ela se agrava com o clima seco, ficando mais evidente e deixando a pele mais áspera.
O culpado
É o excesso de queratina, uma proteína que compõe a camada externa da pele. O corpo produz mais queratina do que deveria, e o excesso se acumula nos folículos pilares, onde os pelos nascem. O resultado disso são bolinhas duras. Sem inflamação elas são brancas, inflamadas elas ficam avermelhadas.
Os cuidados
Há os que não se incomodam com uma queratose leve. Muito menos as crianças, que não estão nem aí para as bochechas vermelhas ou o bumbum com bolinhas. Felizmente, porque sua pele ainda é muito delicada para tratamentos intensos. Mas alguns cuidados podem diminuir as bolinhas e deixar a pele mais macia. São eles: banho apenas morno ou frio, sabonete suave e em pouca quantidade, e uso de hidratante, principalmente no inverno.
Os tratamentos
Para adolescentes e adultos desconfortáveis com a queratose, existem tratamentos que suavizam as bolinhas. São várias as opções e a escolha fica a critério do dermatologista.
1) Hidratante contendo um ou vários dentre esses elementos:
- ureia, que hidrata e amacia peles muito ásperas;
- ácidos salicílico, láctico e glicólico, que são esfoliantes químicos, removem células mortas e impedem o bloqueio dos folículos.
2) retinoide tópico, um esfoliante mais potente.

Por Lucia Mandel

Nenhum comentário: