6.22.2013

Como não perder o pique na hora de praticar atividades físicas

Para fugir do sedentarismo, veja algumas dicas para não perder o pique de praticar atividades físicas 

Texto: Ivonete Lucirio/ Foto: Shutterstock/ Adaptação: Letícia Maciel
Para não perder o pique de praticar exercícios físicos, crie uma relação com o esporte ou
atividade escolhida
Foto: Shutterstock
Antes de se convencer de que não nasceu para a prática de atividades físicas, coloque em ação alguns truques para manter-se motivado e não arranjar desculpas para largar a atividade física.
  • Faça o máximo para, pelo menos, ir até a academia, mesmo que seja para fazer meia horinha de aeróbico. “Quando começar a se exercitar, a endorfina liberada pelo organismo vai aumentar a sensação de prazer e o resultado é que você vai sentir vontade de ficar nesse estado por mais tempo”, diz Murillo Valença.
  • Aprenda a ser estrategista e elabore metas de curto, médio e longo prazos. Não espere obter resultados fantásticos já na primeira semana. Observe, sim, um aumento no seu bem-estar geral.
  • A prática de exercícios pode ser uma boa oportunidade de sociabilização. Por essa razão, procure sempre praticar sua atividade física em grupo ou com um amigo. Assim, um motiva o outro. Mas se os amigos não aparecerem em algum dia, não use isso como uma desculpa para faltar também.
  • Estabeleça uma verdadeira relação com o esporte preferido ou atividade escolhida. Isso implica em ler, assistir a programas de tevê e acessar sites na internet que falem sobre exercício físico. “Isso ajuda a reavivar a mente sobre seus efeitos positivos”, diz Abdallah Achour Junior, da Universidade Estadual de Londrina.
  • O mundo dos esportes e das atividades físicas é bastante variado. Se não estiver animado com a sua atividade, tente outra.
  • Faça o possível para não faltar aos exercícios. “Quando agimos assim, distanciando uma sessão de outra, o que acontece é que se perde a motivação. E não é isso que queremos”, diz Achour.
  • Uma pesquisa feita pela Universidade do Estado de Michigan, nos Estados Unidos, mostrou que as pessoas que têm um cachorro e levam o animal para caminhar apresentam uma chance 34% maior de atingir seus objetivos. Isso inclui toda atividade física.
  • Atividades monótonas e repetitivas devem ser evitadas.

Revista VivaSaúde Edição 110

Nenhum comentário: