6.01.2013

Desejo

Desejo primeiro que você ame, e que amando, também seja amado. E que se não for, seja breve em esquecer. E que esquecendo, não guarde mágoa. Desejo, pois, que não seja assim, mas se for, saiba ser sem se desesperar.
Desejo também que tenha amigos que mesmo maus e inconseqüentes sejam corajosos e fiéis e que pelo menos em um deles você possa confiar sem duvidar. E porque a vida é assim desejo ainda que você tenha inimigos .Nem muitos, nem poucos mas na medida exata para que algumas vezes você se interpele a respeito de suas próprias certezas. E que entre eles haja pelo menos um que seja justo .
Desejo depois, que você seja útil mas não insubstituível, e que nos maus momentos quando não restar mais nada, essa utilidade seja suficiente para manter você de pé. D
esejo ainda que você seja tolerante, não com os que erram pouco, porque isso é fácil. Mas com os que erram muito e irremediavelmente. E que fazendo bom uso dessa tolerância você sirva de exemplo aos outros.
Desejo que você, sendo jovem, não amadureça depressa demais. E que sendo maduro, não insista em rejuvenescer. E que sendo velho, não se dedique ao desespero. Porque cada idade tem o seu prazer e a sua dor.
Desejo, por sinal, que você seja triste. Não o ano todo, mas apenas um dia. Mas que nesse dia descubra que o riso diário é bom, o riso habitual é insosso e o riso constante é insano.
Desejo que você descubra com o máximo de urgência, acima e a respeito de tudo, que existem oprimidos, injustiçados e infelizes e que estão bem à sua volta.
Desejo ainda que você afague um gato, alimente um cuco e ouça o joão-de-barro erguer triunfante o seu canto matinal, porque assim, você se sentirá bem por nada.
Desejo também que você plante uma semente, por menor que seja, e acompanhe o seu crescimento, para que você saiba de quantas muitas vidas é feita uma árvore.
Desejo, outrossim, que você tenha dinheiro porque é preciso ser prático, e que pelo menos uma vez por ano coloque um pouco dele na sua frente e diga:"Isso é meu" , só para que fique bem claro quem é o dono de quem.
Desejo também que nenhum de seus afetos morra, por eles e por você. Mas que se morrer, você possa chorar sem se lamentar e sofrer sem se culpar.
Desejo por fim, que você sendo homem, tenha uma boa mulher e que sendo mulher, tenha um bom homem. Que se amem hoje, amanhã e nos dias seguintes e quando estiverem exaustos e sorridentes, ainda haja amor pra recomeçar...


Victor Hugo

Nenhum comentário: