6.25.2013

Estudo revela que fazer exercícios semanais de uma só vez traz os mesmos benefícios

Carga de 150 minutos de atividade física pode ser feita com qualquer programação para reduzir riscos ao coração, conclui pesquisador

O Globo

Corrida ao ar livre: 150 minutos de exercícios de moderados a fortes geram benefícios à saúde independentemente da forma como são divididos durante a semana
Foto: Márcia Foletto / Márcia Foletto
Corrida ao ar livre: 150 minutos de exercícios de moderados a fortes geram benefícios à saúde independentemente da forma como são divididos durante a semana Márcia Foletto / Márcia Foletto
TORONTO- Um estudo da Universidade de Queen, em Toronto, no Canadá, levou os autores a concluírem que fazer duas hora e meia de exercícios em um ou dois dias por semana é tão saudável para adultos quanto malhar pelo mesmo tempo em “prestações mais suaves” durante a semana.
“Os resultados indicam que não importa como os adultos optam por acumular os 150 minutos semanais de atividades físicas”, declarou Ian Janssen, autor do estudo, ao jornal inglês “The Telegraph”.
Diretrizes médicas atuais, no entanto, recomendam que adultos façam atividades físicas, de moderadas a fortes (o suficiente para ficar ofegante, pelo menos), na maioria ou todos os dias da semana.
A equipe de Janssen instalou um detector de movimentos nas cintiras de 2.324 homens e mulheres com idades entre 18 e 64 anos. Os voluntários foram divididos entre dois grupos: os que se exercitavam entre cinco e sete dias por semana e aqueles que faziam a mesma carga de exercícios de uma só vez e até quatro dias. Durante a pesquisa, foram feitos exames físicos e de sangue nos participantes para medir fatores de risco para diabetes, doenças cardíacas e acidente vascular cerebral.
“A mensagem importante é os adultos devem procurar acumular pelo menos 150 minutos de atividade física semanal em qualquer padrão que se encaixe em sua programação semanal”, completou Janssen ao jornal britânico.

Nenhum comentário: