6.11.2013

Fiquei linda, muito gata, mas continuo com baixa autoestima!



Leitora: Fui muito zoada quando criança e adolescente, mas hoje mulher, as coisas são diferentes. Pra quem antes era ridicularizada pela aparência, hoje é bastante elogiada… Mas ainda assim me sinto insegura.
Como me livrar disso? Já estou cheia de tanta insegurança! Peço humildemente que me ajude!



Bem, a opinião dos homens deixo para que os caridosos façam nos comentários, mas já vou te adiantando que a opinião sobre esse seu caso não depende muito de gênero, mas sim da interpretação que cada um terá sobre autoestima.


O seu maior problema é a autoestima, e justamente por isso você não consegue parar de ser insegura. Isso acontece por um motivo que, ainda que seja óbvio, pouca gente se dá conta: beleza não tem nada a ver com autoestima e não é porque você é linda e maravilhosa que você a terá! Com isso quero dizer que mesmo que você recebesse muitos elogios, e os achasse justos e coerentes com a sua pessoa, lidar com o lado interno é muito mais complexo do que simplesmente se achar ou não atraente. Você já viu aquele monte de gente feia, chata e sem noção, mas que tem a autoestima super elevada, e que a gente não entende como que essa pessoa “não se toca que ela não é muita coisa?”. Pois é, isso acontece porque a autoestima depende de muitas coisas anteriores ao físico, tais como se sentir capaz e bem com você mesma, independente de você estar com 10 quilos a mais na balança, ou com o dente torto, entende? Naturalmente que ser bonita pode ajudar na autoestima, mas a meu ver isso funciona apenas como um complemento, como o retoque do bolo que antes de ser enfeitado teve que ficar gostoso por dentro para não correr o risco de ser “comido e jogado fora”, entende a piadinha?! haha! Pois é, nós seres humanos somos como ele: feitos em várias camadas que tem que se equilibrar perfeitamente para não ser só beleza, mas também sabor, para aí sim poder agradar o “cliente”
Percebe que no seu caso você está mexendo apenas com o make up do bolo e está se esquecendo do sabor que deve estar dentro dele, que está omisso porque entre outras coisas você não consegue se esquecer do seu passado? A partir do momento que você entender que você já não é mais o patinho feio e  acrescentar isso ao fato de que mesmo sendo um cisne você precisará de muito mais do que isso para ser atraente, você recuperará boa parte, se não toda a sua autoestima.
Por fim, o que mais conheço são mulheres como você, e eu mesma sou uma delas: não que eu seja uma beldade hoje em dia, mas antigamente já fui muito mais feia, e muito zoada na escola, e só consegui melhorar depois que vi que não é só rosto e corpo bonito que a gente tem que ter para se sentir “a tal”, mas sim bons estudos, ser uma pessoa do bem, ter utilidade para o outro, ter simpatia e praticar boas ações aliadas a uma boa estrutura mental. Ok, isso foi quase um perfil de Miss, e depois dessa você já pode se candidatar, haha! Brincadeiras à parte, acho importante você entender que quanto mais qualidades você puder ter – inclusive psicológicas e de equilíbrio mental – melhor você se sentirá com você mesma, e mais bonita você passará a ser vista nos olhos dos outros. Sabemos que o charme tende a chamar muito mais atenção do que a beleza, e sendo brega ou não, boa parte dele está na sua beleza interior que se reflete no externo: ou você nunca parou para pensar porque muitas vezes nos sentimos atraídos por pessoas que nem são tão bonitas assim, mas que tem um algo a mais que nos atrai? Pois é, pense nisso e boa sorte!!

Nenhum comentário: