6.18.2013

Grupo Anonymous Rio emite nota à imprensa e repudia violência em manifestações

Coletivo de hackers afirma não incentivar atos de vandalismo, mas reforça que movimento é resultado de uma 'insatisfação popular contida'

O Dia
Rio - O coletivo de hackers Anonymous Rio emitiu uma nota à imprensa, na tarde desta terça-feira, com um posicionamento sobre as recentes manifestações em toda a cidade por conta do aumento das tarifas de ônibus, de R$ 2,75 para R$ 2,95. No texto, o grupo afirma não incentivar a violência e atos de vandalismo, mas reforça que há um movimento que é resultado de uma "insatisfação popular contida durante tantas décadas de descaso e opressão por parte do Estado Brasileiro".
A nota foi disparada à imprensa logo após o grupo invadir o site do PMDB  e o Instagram da presidenta Dilma Rousseff , na parte da manhã. No perfil da presidenta na rede social de fotografias, havia a mensagem: "SENHORA PRESIDENTA DA REPÚBLICA OU A SENHORA FAZ ALGUMA OU O BRASIL VAI PARAR. NÓS NÃO VAMOS TOLERAR MAIS. O GIGANTE ACORDOU. #AnonymousBrasil #VemPraRua #OGiganteAcordou #Brasil".
No dia anterior, na segunda-feira, um dos integrantes do Anonymous hackeou o perfil da revista Veja no Twitter. O blog da presidenta também não saiu livre dessa: o endereço foi invadido naquele dia e voltou a ser alvo do coletivo nesta terça-feira. Em todas as mensagens, o Anonymous demonstra apoio à população e insatisfação com corrupção, censura e impostos, entre outros tópicos. Abaixo, a mensagem emitida à imprensa, na íntegra:
Anonymous Rio
NOTA SOBRE OS PROTESTOS NO RJ E EM TODO O BRASIL
Nós, da administração dessa página, não apoiamos e nem incentivamos a violência. Somos completamente avessos a atos violentos e depredatórios, seja partindo do Estado, seja partindo do povo.
Porém não podemos, em hipótese nenhuma, negar a rebelião popular e muito menos deslegitima-la como manifestação de toda a insatisfação popular contida durante tantas décadas de descaso e opressão por parte do Estado Brasileiro. Esses ato são repletos de significados e profundidade, ainda que a mídia tradicional os coloquem apenas como atos vazios de vandalismo. O que presenciamos ontem diante da ALERJ não foi uma minoria, foi uma massa de mais de 10 mil pessoas aglomeradas buscando entrar na casa de leis do Estado do Rio de Janeiro.
Buscaremos não emitir apoio e nem repúdio a esses atos. Mostraremos os fatos conforme forem se desenrolando e, no máximo, faremos análises conforme nossa interpretação e entendimento dos fatos.
PARABÉNS AO BRASIL INTEIRO POR SAIR ÀS RUAS. QUINTA-FEIRA NOS VEREMOS NOVAMENTE.

Nenhum comentário: