6.22.2013

Mesmo em queda, ações da Vale e Petrobras são opções

Especialistas recomendam investidores a manter papéis comprados com recursos do FGTS

Aurélio Gimenez
Rio - A presidenta da Petrobras, Maria das Graças Foster, admitiu ontem que as ações da companhia caíram abaixo do valor razoável. Nos últimos cinco anos, tanto os papéis da petrolífera quanto da Vale proporcionaram perdas acumuladas na ordem de 56,1% para a estatal e de 42,5% à mineradora. Ainda assim, especialistas recomendam a investidores, principalmente trabalhadores que aplicaram recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) em ações das duas empresas, a manter seus papéis.
Maria das Graças Foster
Foto:  Divulgação
Durante evento em São Paulo, Graça Foster garantiu, porém, que a companhia está empenhada em recuperar a confiança dos mercados e o valor das ações. “O valor caiu, todos sabem, abaixo do razoável. A expectativa era sempre de ter mais produção e não foi possível”, afirmou a presidenta da estatal.
MOMENTO DE CALMA
Analista da corretora Ativa, Marcelo Torto diz que o momento é de calma para o investidor. Segundo ele, as duas maiores empresas do país passam por reestruturações de seus ativos, o que resultará em melhora a partir do próximo ano. “As ações tanto da Petrobras quanto da Vale estão num preço baixo, se comparadas com empresas semelhantes no exterior. Mas, a longo prazo, haverá valorização”, afirma.
Presidente do Instituto FGTS Fácil, Mario Avelino é taxativo ao recomendar a manutenção dos papéis adquiridos com os recursos do FGTS, mesmo com as perdas registradas nos últimos meses.
Venda apenas para poder sacar recursos
O especialista Mário Avelino diz que só vale a pena vender os papéis comprados com recursos do FGTS se o dinheiro possa ser sacado, seguido as regras para retirada do fundo. Quando as ações são vendidas, os recursos voltam para a conta do FGTS.

Veja o gráfico
Foto:  Arte: O Dia
Mesmos com as perdas dos papéis da Petrobras e da Vale registradas nos últimos meses, Avelino afirma que os investidores tiveram um ganho bem maior (ver tabela ao lado) do que os rendimentos do fundo.
Após cinco sessões de valorização, o dólar terminou ontem em queda. A divisa norte-americana iniciou o dia em alta, mas diante de forte volatilidade nos mercados e da piora do cenário externo, fechou a R$2,2445, em baixa de 0,6%. No entanto, no acumulado da semana a moeda apresentou uma valorização de 4,48%.

Nenhum comentário: