6.06.2013

Sono e cansaço em excesso






Exames diagnosticam os distúrbios do sono. Foto: Arquivo


Exames diagnosticam os distúrbios do sono. Foto: Arquivo

RIO - A sonolência durante o dia, acompanhada de cansaço, pode ser consequência de algum distúrbio do sono. Muitas vezes as pessoas tendem a atribuir esta queixa ao estresse, ao grande número de tarefas em casa e no trabalho. Segundo o médico Gleison Marinho Guimarães, coordenador do Laboratório do Sono do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (da UFRJ) - o primeiro num hospital público no estado do Rio -, com a consulta clínica e a realização de exames, como a polissonografia, é possível identificar as causas do problema e tratá-lo. O médico explica que o excesso de peso piora a qualidade do sono, deixando a pessoa cansada e desanimada. Isso porque o quilos extras levam à apneia, a interrupção por frações de segundos da respiração enquanto a pessoa dorme. E o sono fragmentado tem consequências graves para a saúde, podendo resultar até mesmo em infarto. A hipertensão que não se consegue controlar com medicamentos também pode estar relacionada a noites mal dormidas. O tema foi escolhido pelos leitores para a coluna desta semana.Unhas fracas, refluxo infantil ou cirurgia bariátrica? Vote no tema da próxima coluna

Quais são as principais causas de cansaço e sonolência?
 Antes atribuíamos essas queixas ao estresse, ao excesso de trabalho, à anemia, a doenças crônicas e a distúrbios hormonais. Hoje, com a epidemia de obesidade, vemos uma maior prevalência de distúrbios respiratórios do sono, como a apneia. Com o estresse, a má alimentação e o uso indiscriminado de medicamentos temos mais problemas como o movimento periódico de pernas e, principalmente, a privação crônica do sono. O diagnóstico é por meio de análise clínica e de escalas de sonolência ou de fadiga. Dessa forma, conseguimos medir objetivamente a queixa e tratar o paciente que vive há anos com cansaço ou sono no período diurno e às vezes recebe o diagnóstico de que está trabalhando muito. Na maioria das vezes, indica-se o exame de polissonografia de noite inteira, realizado em laboratório do sono. Nesta análise, o médico acompanha as variáveis respiratórias, incluindo ronco, queda de oxigenação, paradas respiratórias, e neurológica, o eletroencefalograma, o movimento de pernas, o ranger de dentes etc.

Quais são as consequências de cansaço e sonolência?
: O estado de sonolência e cansaço causa alterações de humor, irritabilidade, desânimo e até falta de vontade de realizar coisas que antes davam prazer. A pessoa corre maior risco de depressão e alterações psicossomáticas, como ansiedade, acompanhadas de síndrome de apneia do sono, por exemplo. Sem contar com o prejuízo no dia a dia no trabalho, como absenteísmo e redução de produtividade. Além disso, há um aumento do número de acidentes domésticos, de trabalho e de trânsito. Grande percentual de motoristas que estão acima do peso, têm pescoço largo, costumam trabalhar em turnos e são hipertensos apresenta uma alta probabilidade de apneia do sono. Já foi comprovado que isso eleva em seis vezes os riscos de acidentes.

Compensar esta falta de sono nas horas livres ou no fim de semana resolve?
 A ideia que compensar o sono no fim de semana resolve é falsa. Cada noite de sono é coordenada para termos quatro a cinco ciclos de sono não-REM e REM (sigla em inglês de movimento rápido dos olhos), quando a pessoa sonha mais intensamente, este principalmente na segunda metade da noite. Se dormirmos pouco, temos menos sono REM, refletindo-se em pior memória, concentração, atenção, além de sonharmos menos. E sonhar é fundamental. Tentar compensar isso em um dia ou no fim de semana não vai regularizar o que faltou nos outros cinco dias da semana em que houve sono por apenas quatro ou cinco horas. A solução é manter-se saudável, não ganhar peso, praticar atividade física aeróbica, de preferência de manhã (à noite pode atrasar o sono), e dormir pelo menos sete a oito horas por dia.

Como melhorar a qualidade do do sono?
 A prática de esportes estimula a liberação de substâncias que proporcionam bem-estar e melhoram a qualidade do sono. Para as pessoas que sofrem de insônia, recomendo praticar a atividade física aeróbica na parte da manhã. Alguns exercícios como ioga, pilates e técnicas de relaxamento podem auxiliar, se o problema for relacionado a dificuldades em iniciar o sono. Além de evitar o excesso de peso, prefira uma dieta rica em produtos naturais, como cereais integrais. Também não podem faltar ferro (ferritina), ácido fólico e vitamina B12. Portanto, se houver queixa de sensação de sono não reparador, além da polissonografia, é interessante pesquisar estas substâncias no sangue. A deficiência desses nutrientes pode ser a causa de distúrbios motores do sono. Em caso de suspeita, é melhor consultar um especialista.

Nota boaspraticasfarmaceuticas: Se vc dirige caminhão ou ônibus não tome o tal arrebite (Anfetaminas) este madicamento poderá deixa-lo dormindo de ollhos abertos. e certamente trará graves consequências, como varias ocorridas nas estradas brasileiras com vítimas fatais.

Nenhum comentário: