7.18.2013

Merenda escolar contaminada mata ao menos 21 crianças na Índia

Outras 20 crianças estão internadas; mortes provocaram protestos no Estado de Bihar, um dos mais pobres do país

iG
Nova Deli (Índia) - Ao menos 21 crianças morreram e mais de 20 estão doentes na Índia depois de terem comido sua merenda em uma escola pública que estava contaminada com insetcida, informaram autoridades do país.
Não ficou imediatamente claro como o produto químico foi parar na merenda da escola no Estado de Bihar, ao leste do país. Uma autoridade disse que os alimentos não devem ter sido lavados adequadamente antes de serem cozidos.
A morte das crianças provocou protestos violentos em Bihar. Multidões armadas com paus atacaram veículos policiais na cidade de Chapra, para onde foram levadas várias crianças que adoeceram depois de comer a refeição em uma escola no vilarejo de Masrakh.
Pai cuidando do filho que consumiu comida contaminada
Foto:  Reuters
Dezenas de crianças, todas com menos de 12 anos, estão sendo tratadas em hospitais da cidade de Chhapra e na capital do Estado, Patna. Muitas delas estão em estado grave.
Segundo o ministro da Educação do Estado, P.K. Shahi, médicos disseram que os corpos exalavam cheiro de organofosforados, usados em pesticidas. Autoridades estão investigando o caso. As famílias das vítimas receberam ofertas de indenização de US$ 3.370 (R$ 7.577) cada.
O programa de merenda escolar indiano, conhecido como Merenda Escolar do Meio-Dia, oferece refeições gratuitas às crianças como estratégia para aumentar o índice de presença escolar, mas geralmente é afetado por condições higiênicas precárias.
O pai de um dos estudantes, Raja Yadav, contou que o filho começou a vomitar após chegar da escola e teve de ser levado às pressas para o hospital
Os médicos que estão atendendo as crianças confirmaram que a causa das 21 mortes foi intoxicação alimentar. "Suspeitamos que os legumes ou o arroz estivessem contaminados com inseticidas", disse à BBC Amarjeet Sinha, autoridade da rede de educação local.

Nenhum comentário: