7.19.2013

ÓLEOS FUNCIONAIS: CONSUMIR OU NÃO CONSUMIR?

Óleos funcionais: consumir ou não consumir?

Nutricionista destaca os benefícios dos óleos funcionais e ensina a melhor maneira de consumí-los!

Já faz tempo que os óleos invadiram as prateleiras de lojas de produtos naturais. Os produtos são vendidos como aliados na luta contra a balança. Denominados óleos funcionais, eles prometem eliminar gordura do organismo e, de quebra, prevenir e combater algumas doenças. Mas, será que tudo isso é verdade?
Segundo a nutricionista Mariana Froes, consultora do Suadieta, “esses óleos podem trazer sim benefícios à saúde, mas, para isso, eles não podem ser refinados como esses que encontramos no mercado e devem estar em vidros escuros para não oxidar, ou seja, para não acabar com seus benefícios”.
Ela destaca que os óleos funcionais não engordam mesmo, desde que usados de maneira correta e junto a uma dieta balanceada. “Esses óleos trazem benefícios, pois possuem ações anti-inflamatórias, o que pode ajudar na perda de peso. Atuam também na diminuição dos sintomas da TPM, na diminuição do colesterol ruim (LDL) e no aumento do bom (HDL). Sem contar que são ricos em Vitamina E, atuando diretamente na saúde da pele e na prevenção das rugas”.
Contudo, vale ressaltar que de nada adianta usar os óleos funcionais se você não optar por hábitos realmente saudáveis. “O consumo desses óleos tem que ser associado a atividades físicas e a uma alimentação equilibrada. Sem contar que não podemos exagerar nas quantidades”, conclui Mariana.

Confira uma lista de óleos funcionais:

Azeite;

Óleo de macadâmia;

Óleo de semente de abobora;

Óleo de coco;

Óleo de linhaça; 

Óleo de gergelim.

Nenhum comentário: