7.24.2013

Saúde ocular e prevenção à obesidade

Programa Saúde na Escola leva prevenção à obesidade e cuidado com a saúde dos olhos aos estudantes brasileiros.


O Programa Saúde na Escola leva ações de promoção à saúde às escolas públicas de todo o país. Em 2013, o foco é a prevenção à obesidade e os cuidados com a saúde ocular entre crianças e adolescentes da rede pública de ensino. O programa é uma ação do Governo Federal por meio do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação.
Durante todo ano de 2013, o programa mobilizará a comunidade escolar, incentivando crianças e adolescentes a terem mais atenção às escolhas alimentares e a hábitos de vida. Crianças e adolescentes vão aprender sobre boa alimentação e a prática de atividades físicas. Além disso, eles terão acompanhamento da saúde ocular para a prevenção de doenças.
A aluna do Centro de Ensino Fundamental  1, de Sobradinho, no Distrito Federal,  Greicy Lis da Silva Meira, participou do Programa Saúde na Escola em 2012. Ela conta que a participação nas palestras realizadas por profissionais de saúde foi importante para entender sobre os temas. “Algumas meninas obesas da minha escola se sentiam oprimidas, tristes, tinham rendimento baixo na escola. Elas receberam orientações da nutricionista e tiveram acompanhamento”, recorda.
Greicy diz que foi possível perceber uma mudança na autoestima das colegas. “Além disso, os alunos se conscientizaram e estão colocando em prática o que aprenderam. Aprendemos que não é só o que comemos que nos faz engordar, há o fator genético, e o mais importante: há solução para ambos adotando hábitos alimentares saudáveis e prática de exercícios”, recorda.
A estudante afirma que os temas tratados pelos profissionais de saúde continuaram a ser explorados pelos professores. “Para aprofundar os assuntos, os professores passaram trabalhos direcionados ao PSE”, lembra a aluna, que garante ter colocado em prática tudo o que aprendeu.
A adesão dos municípios ao Programa Saúde na Escola (PSE), voluntária, se dá através da realização de ações locais relacionadas à saúde ocular e prevenção da obesidade. Está previsto incentivo financeiro extra para os municípios que aderirem. Esse valor será repassado de acordo com a quantidade de equipes que vão atuar no programa e conforme o resultado das ações.
Divulgue, compartilhe a informação e ajude nossas crianças a crescerem mais saudáveis.

Nenhum comentário: