8.28.2013

COMO CONCILIAR O AMOR AO CHOCOLATE E A DIETA

faixa_alimentacao.png

Como conciliar o amor ao chocolate e a dieta
Para os amantes do chocolate, uma ótima notícia: Você pode emagrecer com ele!


Só quem é viciado em chocolate sabe como é difícil deixar de lado aquelas sobremesas à base do doce. Brownie, mousse, sorvete, tudo o que leva chocolate parece ficar mais gostoso. Mas, como conciliar tal necessidade a uma dieta saudável? 
Confira duas receitas que vão te ajudar nesta batalha e, de quebra, aumentar a sua potencia na hora da academia.
Brownie
Não é difícil preparar um brownie mais gostoso e nutritivo que o seu preferido. O ingrediente secreto? Purê de maçã. Um brownie típico contém muita gordura saturada, mas substituindo metade da manteiga em uma receita tradicional por purê de maçã amassado, é possível criar uma sobremesa ainda densa e úmida, porém mais rica em fibras e com menos gordura. O sabor intenso do cacau em pó encobre totalmente o gosto da maça.
Dica: Para aumentar o teor de fibras e nutrientes, use farinha integral no lugar da farinha refinada. 
Creme de chocolate
Você pode criar uma versão mais nutritiva (e sem leite) do que a receita da sua mãe. Faça um creme de chocolate rico em proteína misturando um pacote de 450 gramas de tofu firme, uma xícara de leite de soja, 1/2 xícara de açúcar (ou mais, a gosto), até 1/2 xícara de chocolate em pó, uma colher de chá de baunilha e 1/4 de colher de chá de sal. Esta receita aumenta a quantidade de gordura saudável e fibras. 
Dica: Adicione especiarias, como canela, para dar mais sabor ao creme de chocolate caseiro. Especiarias adicionam antioxidantes e fitoquímicos potentes ao creme.


 Os prazeres do chocolate.

A vontade de comer um chocolate não passa com outro doce. A química que ocorre entre o chocolate e o nosso prazer é especial. O chocolate vicia devido a um de seus componentes básicos, o aminoácido feniletilamina, precursor da serotonina, substância que fabricamos em situações de felicidade.

Namoro e orgasmo cursam com uma cascata de serotonina em nosso corpo. O
neném, quando está mamando, bem como a mãe amamentando, também secretam muita serotonina. Essa substância, também conhecida como hormônio da felicidade, encontra-se diminuída nas tristezas e depressões, e tem sua produção aumentada quando comemos chocolate.

Desejo de chocolate é diferente da vontade de comer geléia, pudim, goiabada, gelatina ou qualquer fruta. Quando o corpo descobre que existe o chocolate, que ao mesmo tempo que dá energia, relaxa as tensões, passa a pedir este alimento, muitas vezes de forma imperativa, fazendo a razão vencer o desejo. Este sinal delata o chocólatra. O chocolate vicia por ajudar a soltar (momentaneamente) os nós das costas, do peito e da garganta.

É comum iniciar o vício do chocolate na Páscoa ou quando se chega de uma viagem onde se compra chocolates a mais para serem estocados em casa. Se diariamente, em uma determinada hora, você comer 30g de chocolate, ao final de uma dezena de dias, se você não comer, o corpo pede. O chocolate, antes de dormir, recupera nossas forças e ajuda a embalar o sono. É comum ver pessoas solitárias guardando chocolate no quarto, para comerem na cama, sozinhas, lendo um livro ou assistindo televisão.

Uma vez estalado o vício, a tendência é ir aumentando as quantidades ingeridas. Não é difícil para o chocólatra comer uma caixa de bombom em poucas horas. O chocolate do qual gostamos é uma combinação de gordura, cacau, leite e açúcar, e deveria. O princípio, ser reservado para os momentos de celebração. Como a Páscoa é uma celebração, não abra mão de seu chocolate, caso lhe dê prazer. Coelhinhos da Páscoa e seus ovos possuem sabor de infância e são relacionados ao carinho e afeto.

Uma barra de 30 gramas de chocolate ao leite possui em média 6mg de colesterol (o maior responsável pelo enfarte cardíaco) e 4mg de gorduras polinsaturadas e monoinsaturadas (que ajudam a nos proteger dos enfartes). Sendo assim, em relação ao colesterol no sangue, o chocolate começa a ser visto com maior benevolência e já não é tão enfaticamente contra-indicado em dietas. Os chocolates dietéticos têm em média as mesmas calorias que os chocolates adoçados com açúcar, e são algumas vezes mais gordurosos. Chocolates diets são indicados para atender ao público diabético e não aos que intencionam comer menos calorias.

Olívia Perim Galvão é nutricionista.

Nenhum comentário: