8.28.2013

Preparação para um exame de sangue

Na hora que o médico prescreve um exame de sangue, bate logo o 

desânimo só de pensar no incômodo jejum, que pode chegar até 

12 horas. Mas não precisa ser assim. O teste mais solicitado pelos médicos,

 o hemograma, por exemplo, não requer nem um minuto de abstinência. 

A diretora médica do laboratório Sérgio Franco Medicina Diagnóstica,

 Monica Di Calafiori Freire destaca: “É importante lembrar que o jejum 

não é necessário para muitos exames. Alguns podem até necessitar

 de uma dieta especial, mas o que vai determinar essa prática será o 

método de realização, por isso é muito importante se informar antes 

da realização dos exames”.

Exames    relacionados à alimentação Geralmente o jejum é indicado para os exames que podem gerar resultados diferentes se relacionados com a alimentação, como glicose e triglicerídeos. A necessidade ou não de jejum também vai depender de como o exame foi solicitado pelo médico. 

Jejum diferente para crianças Uma regra importante, mas pouco conhecida, é que crianças de até 6 anos são dispensadas de longos períodos de jejum, e a coleta é realizada o mais próximo possível da alimentação seguinte.


Teste de gravidez não precisa de jejum Há exames que não necessitam de jejum: hemograma; tipagem sanguínea; beta HCG (teste de gravidez); plaquetas; PSA (antígeno prostático específico); hepatite (todos os tipos); T3, T4 e TSH (exames para avaliação da função da tireoide); sorologias para rubéola e toxoplasmose; ureia; creatinina; magnésio; cálcio; potássio; sódio; progesterona; bilirrubina e anti-HIV, entre outros.

A decisão do médico é a mais importante

Nenhuma das regras para jejum se aplica se o médico orientar um procedimento diferente. Em casos especiais, é importante para o diagnóstico ou o acompanhamento do paciente que algum exame seja realizado fora desses padrões e, conforme a requisição médica, cabe ao laboratório atender a essa exigência.


Bebidas alcoólicas e tabaco

Um cuidado extra deve ser tomado com a ingestão de bebidas alcoólicas e o tabaco. Alguns testes exigem abstinência por períodos específicos dessas substâncias. Por exemplo, o ideal para a dosagem dos triglicerídeos e da glicose é a abstinência de álcool por três dias.

Stock Photo

Exames de manhã

A maioria dos exames não precisa ser realizada no período da manhã, por dispensar ou precisar de poucas horas de jejum, o que pode ocorrer no intervalo de refeições. Outros, embora dispensem o jejum, precisam ser feitos em horários específicos. É o caso da dosagem de ferro e dos hormônios ACTH, cortisol e CTx. Isso porque há substâncias que sofrem variação ao longo do dia e atingem seu nível máximo pela manhã. Cortisol e ACTH devem ser coletados entre 7h e 9h; e ferro, até às 10h.
 Luis Alvarenga

Nenhum comentário: