8.19.2013

Indústria de SP cresce mais que média do país, aponta Seade

Crescimento em SP no 1º semestre foi de 2,9%; alta nacional foi de 2,5%.
Empresas instaladas no interior do estado puxam desempenho, diz estudo.

Do G1, em São Paulo
O crescimento da indústria paulista de transformação no primeiro semestre deste ano foi maior do que o da média nacional, aponta levantamento divulgado nesta segunda-feira (19) pela Fundação Seade.
A taxa de crescimento acumulada entre janeiro e junho da indústria de transformação paulista atinge 2,9%, enquanto do ritmo nacional foi de 2,5%.
O estado de São Paulo representa 41% da indústria de transformação do país, diz o estudo, e é responsável, em grande medida, pelo crescimento industrial no Brasil em 2013.  "Isso se deve às indústrias instaladas no interior e grande parte do resultado brasileiro é condicionada pela indústria paulista", aponta.
De acordo com a Seade, a indústria paulista de material eletrônico, aparelhos e equipamentos de comunicações vem se beneficiando com a instalação de unidades de produção de tablets e smartphones no chamado “corredor asiático”, no interior do estado, com destaque para os investimentos realizados em municípios da região de Campinas. O segmento cresce a um ritmo de 24,7%, muito superior ao do país.
A produção de veículos automotores avançou 12,1%. "As regiões de Campinas e Sorocaba receberam, nos últimos anos, significativos investimentos de empresas sul-coreanas e japonesas, tanto montadoras quanto de autopeças", cita o estudo.

A indústria aeroespacial registrou taxa de crescimento de 12,1% e superou a variação nacional de 7,3%. "São Paulo concentra a produção nacional de aeronaves e conta, nos últimos anos, com importantes investimentos de empresas fornecedoras de equipamentos e peças para essa indústria no polo aeroespacial de São José dos Campos", destaca.

O estudo também destaca o crescimento do setor de máquinas, aparelhos e materiais elétricos em São Paulo, que foi de 8,9%, acima do Brasil (7,1%).

Nenhum comentário: