8.10.2013

Jantar para agradar a sogra


Quem já está com o príncipe ganho, mais dia, menos dia, vai ter também de conquistar a sogra. Sugestão de jantar fácil, que causa uma tremenda impressão.




2001-03-12-gastronomia-batatas title= Essa semana achei que seria uma boa fazer um almoço especial para as sogras. Elas que deram vida aos nossos “queridos vítimas”. Nesse almoço todo cuidado é pouco, afinal, na maioria das vezes elas são super exigentes e têm o poder de infernizar nossa love life. O primeiro ponto, que eu quero deixar bem claro, é que para elas (e muitas vezes para nossos caras-metade) nunca vamos cozinhar tão bem quanto as mulheres da família dele. Não se deixe abater por isso, ligue, peça dicas, mostre que você quer aprender com ela (Não precisa seguir as dicas dela, mas faça-a acreditar que está participando desse almoço espetacular).
Outro ponto importante é a escolha do menu. Não pode ser muito exótico e rebuscado, para não passar a imagem de metida. Também não pode parecer mesquinha com uma “comidinha de porém” (como diria minha avó). Sempre comece com uma salada, para mostrar que você é saudável. Para isso sugiro uma salada de rúcula e parmesão, super simples e com um ar diferente (rúcula com muzzarela de búfula já está completamente batida)uma coisinha básica
chic! Super simpática. Como prato principal Filé au Poivre com Batata Dauphinois, apesar dos nomes são pratos bem fáceis, não queremos arriscar logo nesse almoço. É importante lembrar que essa é uma refeição balanceada (com carne, salada, batata, etc), isso mostra que com você o filho dela será muito bem alimentado (provavelmente de mais maneiras do que ela gostaria de imaginar, mas c’est la vie..)

Para a sobremesa separei a Tarte Tartin, uma maravilhosa torta de maçã, com uma receita vindo direto da França. Essa torta literalmente adoça qualquer sogra, e fica ainda melhor se acompanhada com um sorvetinho de creme.
Agora se você sentir que não vai ter tempo de fazer tudo com capricho, ou se está nervosa com sua ilustre convidada, não tenha dúvida ligue para um bom restaurante e peça para eles te mandarem o jantar em travessas suas (Não seria de bom tom eu dizer os nomes, mas já tem vários restaurantes que fazem esse serviço do jantar perfeito nos seus potes, mas não esqueça de eliminar as pistas, como notas etc). Eu sei que essa é uma medida um pouco
radical, mas em se tratando de sogras é melhor prevenir. Afinal, se tudo der certo, ela pode se tornar uma grande aliada.

Salada de rúcula e parmesão
Ingredientes
75gr de pancetta em fatias finas (Também fica muito bom com presunto de
Parma)
01 colher de sopa de suco de limão
03 colheres de sopa de azeite de oliva
60gr de queijo parmesão em pedaço (Para ser cortado em lascas, e não ralado)
100gr (dois molhos) de rúcula, lavadas e secas
24 azeitonas pretas sem caroço
Sal e pimenta do reino a gosto

Preparo
Frite as fatias de pancetta (Se você estiver fazendo com presunto de Parma, não precisa fritar, e seque-as em papel toalha. Reserve. Numa saladeira junte o suco de limão, o sal, o azeite e a pimenta, batendo com um garfo. Acrescente as folhas de rúcula, e o queijo cortado em lascas (para facilitar, corte o queijo com um descascador de legumes, fica perfeito) misture bem para que todas as folhas fiquem temperadas. Por cima espalhe a pancetta e as azeitonas, e sirva logo.
Batatas Dauphinois
Ingredientes
01 dente de alho grande, descascado e cortado ao meio
01kg de batatas, descascadas e cortadas em rodelas finas (não lave-as para
não tirar o amido)
125gr de queijo Gruyère suíço, ralado na hora
02 xícaras de leite integral
1/2 xícara de creme de leite (de preferência o fresco)
Sal, pimenta e noz-moscada a gosto

Preparo
Preaqueça o forno a 190C (médio-alta). Esfregue o alho no interior de um belo prato refratário e reserve.
Numa tigela grande junte as batatas, 3/4 do queijo, o leite, o creme de leite, o sal, a pimenta e a noz-moscada. Misture bem. Passe essa mistura para o prato refratário e polvilhe com o queijo restante. Leve ao forno e asse até que as batatas estejam cozidas e a superfície dourada (cerca de 1 hora)

Filé au poivre
Ingredientes
1,3 kg de filé mignon
02 colheres de sopa de pimenta do reino em grãos ligeiramente quebradas
1/4 de xícara de conhaque
01 colher de sopa de óleo
Sal a gosto

Preparo
Preaqueça o forno a 230C (alto). Amarre a carme com um barbante em todo o seu comprimento, para manter a forma arredondada. Unte-a com o óleo, tempere com o sal e passe na pimenta. Doure a carne de todos os lados numa
frigideira sem gordura em fogo alto. Coloque-as em uma fôrma refratária e leve ao forno por 40 minutos. Reserve. Na forma em que a carne foi assada, despeje o conhaque, raspe o fundo e regue a carne com esse líquido.

Tarte Tartin
Ingredientes
200gr de farinha de trigo
120gr de manteiga
02 colheres de sopa de açúcar (para a massa)
01kg de maçãs verdes sem casca
100gr de açúcar (para o recheio)
01 pitada de sal
01 cálice de conhaque
01 xícara de leite
01 xícara de água

Preparo
Peneire a farinha com o sal e o açúcar (da massa) e junte 100gr de manteiga fria cortada em pedacinhos. Incorpore a manteiga à farinha com as pontas dos dedos. Acrescente o leite, aos poucos, até formar uma massa. Deixe descansar
na geladeira por 30 minutos. Corte as maçãs em fatias finas e coloque-as em uma frigideira grande com o açúcar e a água. Deixe que elas cozinhem um pouco, mexendo sempre. Acrescente a manteiga e o conhaque e cozinhe por mais uns 5 minutos. Abra a massa em um tamanho um pouco maior do que o da frigideira usada. Se a sua frigideira puder ir ao forno, coloque a massa por cima das maçãs e leve ao forno forte por aproximadamente 25 minutos (se não, passe as maçãs para uma forma redonda antes de cobri-las com a massa). Para desenformar, vire a frigideira, ou a forma, sobre um prato grande.


Nenhum comentário: