8.10.2013

Mais Médicos recebe inscrição de 715 formados no exterior

Profissionais têm até segunda-feira para confirmar participação no programa

Outros 367 brasileiros indicaram novamente as opções de municípios, grupo que tem prioridade nas vagas. Os médicos, brasileiros e estrangeiros, têm até segunda-feira (12/08) para confirmar participação no programa.
O Ministério da Saúde divulgará a lista final de participantes do primeiro mês de seleção na terça-feira (13/08). A próxima chamada de médicos e municípios começa no dia 15 de agosto. Os médicos do programa receberão bolsa federal de R$ 10 mil, paga pelo Ministério da Saúde, mais ajuda de custo, e farão especialização em Atenção Básica durante os três anos do programa.
“Em um mês de seleção, conseguimos mobilizar um grande número de profissionais, brasileiros e estrangeiros, que demonstraram interesse em atuar nas regiões mais carentes do Brasil. Muitos dos moradores dessas regiões passarão a ser atendidos por um médico, e sabemos a grande diferença que faz um profissional perto da população. Esse é apenas o início do programa, o processo continua aberto e usaremos de todas as estratégias para suprir as mais de 15 mil vagas apontadas pelos municípios”, destacou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
Os brasileiros têm prioridade no preenchimento dos postos. As vagas remanescentes são oferecidas primeiramente aos brasileiros graduados no exterior e em seguida aos estrangeiros. Os médicos com diplomas do exterior atuarão com autorização profissional provisória, restrita à atenção básica e às regiões onde serão alocados.
A região Sul deverá receber o maior número de profissionais estrangeiros, com 204 médicos, seguida da região Sudeste, com 162. O Nordeste deverá receber 153 médicos do exterior, o Norte, 137, e o Centro-Oeste, 59.
Neste primeiro mês de seleção, 938 profissionais brasileiros confirmaram participação. A maioria (51,8%) atuará nas periferias de capitais e regiões metropolitanas e os 48,1% restantes em municípios do interior de alta vulnerabilidade social, totalizando 404 cidades atendidas na primeira chamada de profissionais.
O número de vagas preenchidas, até o momento, equivale a 6% da demanda dos municípios, que apontaram a necessidade de 15.460 médicos para completar seus quadros na atenção básica do Sistema Único de Saúde (SUS). Apenas 11,4% dos 3.511 municípios que aderiram à iniciativa vão receber profissionais nesta etapa. 
Os profissionais selecionados começam a trabalhar no início de setembro. A partir de 13 de agosto, a Coordenação do Programa informará aos municípios os dados dos médicos.

Nenhum comentário: