8.27.2013

Obama considera realizar ataque rápido contra a Síria

Ofensiva duraria dois dias e teria extensão limitada

O Globo

O presidente Barack Obama considera realizar um ataque militar contra a Síria
Foto: BRENDAN SMIALOWSKI / AFP
O presidente Barack Obama considera realizar um ataque militar contra a Síria BRENDAN SMIALOWSKI / AFP
RIO - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, está considerando realizar um ataque militar contra a Síria, que seria rápido, de no máximo dois dias, e de extensão limitada, informou o jornal "Washington Post". A ofensiva serviria como punição pelo uso de armas químicas pelo país e, como um elemento de dissuasão, de acordo com altos funcionários do governo americano.
O momento de um ataque desse tipo, que envolve mísseis ou, eventualmente, bombardeiros de longo alcance, com alvos militares não diretamente relacionadas com o arsenal de armas químicas da Síria, depende de três fatores: a conclusão de um relatório para avaliar a culpabilidade do governo sírio no suposto ataque da semana passada; consulta permanente com os aliados e o Congresso, e determinação de uma justificativa nos termos do direito internacional.
- Nós estamos observando ativamente os vários ângulos legais para tomar uma decisão - disse um funcionário, que falou sobre as deliberações presidenciais na condição de anonimato.
Navios de guerra com mísseis já estão de prontidão no Mar Mediterrâneo e caças já teriam sido enviados para a base militar americana na Chechênia.
O secretário de Estado dos EUA, John Kerry, acusou na segunda-feira o governo sírio de usar armas químicas contra a sua população. Embora Kerry não tenha dito diretamente, ele afirmou que o regime de Bashar al-Assad tinha as armas e os meios para usá-las, e que, ao bombardear as áreas atingidas, ocultou provas.

Nenhum comentário: