8.26.2013

OS ALUNOS AGRADECEM PELA PAUTA PEDAGÓGICA

Professores do Rio mantêm a greve mesmo depois de proposta de reajuste

Professores municipais do Rio de Janeiro decidiram manter a greve iniciada no último dia 8 deste mês. Em assembleia no início da tarde desta segunda-feira (26), os professores optaram pela manutenção do movimento até, pelo menos, quarta que vem, quando, segundo eles, terão uma reunião com a secretária municipal de Educação, Cláudia Costin.
Na última sexta-feira (23), a prefeitura ofereceu 8% de reajuste salarial aos servidores municipais da educação, o que inicialmente havia agradado aos professores, que pediam 19%, e também o abono das faltas dos grevistas. De acordo com o Sepe (Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação) do Rio, que agrega também o sindicato municipal dos professores, ainda não estão claros alguns pontos da chamada "pauta pedagógica", que diz respeito à melhoria da estrutura das salas de aula na cidade. Essa pauta será discutida com a secretária e, a partir daí, uma nova assembleia será convocada para discutir os rumos da greve.
Paes oferece 8% aos professores grevistas e paralisação deverá acabar na segunda
O prefeito Eduardo Paes havia concordado, na reunião de sexta, em atender outras reivindicações dos professores, como carga horária de 30 horas para servidores de escola e plano de carreira unificado, que considere a qualificação e o tempo de serviço do funcionário. O reajuste de 8% se somaria aos 6,75% concedidos a todo o funcionalismo municipal do Rio no fim de julho.
REDE ESTADUAL
Professores estaduais e municipais têm feito protestos quase diários no Rio de Janeiro. Os professores da rede estadual do Rio tinham uma audiência com o governo do Estado marcada para a última sexta-feira, mas como os dirigentes sindicais estavam em reunião com a prefeitura, o encontro foi adiado para a próxima semana, mas ainda não tem data definida. Na terça-feira, será a vez dos professores do estado fazerem uma assembleia sobre a greve. As duas categorias cruzaram os braços juntas. A concentração será ao meio-dia, na Cinelândia, centro do Rio. Uma marcha ocorrerá até a Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio).

Nenhum comentário: