8.21.2013

Presidenta volta a Minas

.


Presidenta Dilma Rousseff junto a ministros e prefeitos em São João Del Rei (MG)

Mineiros - sou de Passa Quatro, das Terras Altas da Mantiqueira -, nós temos tudo para agradecer a visita que a presidenta Dilma Rousseff fez nesta 3ª feira (ontem) a Minas Gerais. Na viagem a São João Del Rey, a presidenta da República destinou R$ 1,6 bi para investimentos em ações do PAC-Cidades Históricas, uma iniciativa que contempla 44 cidades históricas de 20 Estados.

Os recursos são para requalificação e obras de infraestrutura urbana, recuperação de monumentos, sítios históricos e patrimônio, um programa a ser desenvolvido nos próximos três anos. Segundo a presidente, 119 projetos do PAC nas 44 cidades históricas brasileiras já estão prontos e licitados, esperando apenas a liberação dos recursos. Ao todo, 425 prédio serão revitalizados nelas.

“Sinto-me muito feliz por estar nessa linda região para colocar em prática o PAC das cidades. Conhecer, respeitar e preservar esse passado é requisito para construirmos nosso futuro como nação democrática e civilizada, capaz de se erguer com seus próprios pés. Nós precisamos investir na preservação das nossas cidades históricas, uma extraodinária afirmação para o povo brasileiro", disse a presidenta em discurso.

Em Minas, sinta-se em casa, presidenta!


Até porque a sra. é conterrânea, nasceu em Belo Horizonte e morou em nossa capital até transferir-se para o Rio Grande do Sul, onde trabalhou e morou vários anos.

A presidenta falou em um palco montado atrás de uma estátua do ex-presidente Tancredo Neves. Ela se disse satisfeita em estar na cidade-natal do ex-presidente - o 1º presidente eleito, pelo PMDB após o movimento Diretas Já, e o primeiro na redemocratização - que não chegou a assumir o cargo porque ficou doente às vésperas da posse, e morreu pouco mais de um mês depois, no 21 de abril de 1985.

Embora protocolarmente, na maioria das vezes os governadores recepcionem o presidente da República na visita a seus Estados e os parlamentares integrem a comitiva presidencial, o senador Aécio - neto de Tancredo e possível candidato do PSDB à Presidência da República nas próximas eleições - e o governador Antônio Anastasia, também tucano, não compareceram à cerimônia em São João Del Rey.

Homenagem a Tancredo. E o neto Aécio não foi


Nesta viagem, a presidenta destacou, ainda, a ampliação do curso de medicina na Universidade Federal de São João Del Rei para a criação de mais 40 vagas de estudantes. Afirmou que o objetivo é formar cada vez mais médicos nas regiões onde nasceram para que o atendimento de saúde seja descentralizado de grandes cidades, e atenda a toda a população brasileira.

A presidenta anunciou também que os municípios pequenos da região, de até 50 mil habitantes, vão receber um kit para revitalização e construção de estradas e vias para escoamento de produtos e para o trânsito. Estas cidades vão receber um caminhão-caçamba grande, uma retroescavadeira e uma motoniveladora. O conjunto tem valor de mercado de R$ 1 milhão, e os prefeitos os receberão sem custo, como doação do governo federal.

(Foto: Roberto Stuckert Filho/PR)

Nenhum comentário: