8.22.2013

Soro fisiológico limpa, hidrata e ajuda a evitar problemas no nariz

Manter o nariz limpo evita resfriados, gripes, crises de rinite e sangramento. 

Não é bom cutucar o nariz.

O nariz é a porta de entrada do ar que respiramos e é responsável pela defesa das vias respiratórias. Ou seja, se não funciona bem, a pessoa pode sofrer infecção por vírus ou bactérias, o que causa problemas como sinusite, otite, amigdalite e até pneumonia. Por isso, é importante tomar alguns cuidados e proteger bem a saúde nasal, como recomendaram a pediatra Ana Escobar e a otorrinolaringologista Francini Pádua no Bem Estar desta quinta-feira (22).
O idela é hidratar o nariz constantemente para evitar que ele resseque - a melhor maneira de fazer isso e mantê-lo sempre limpo, utilizando o soro fisiológico, que não tem efeito colateral e é muito eficaz. Segundo as médicas, o soro ajuda não só na limpeza e hidratação do nariz, mas também na prevenção de resfriados, gripes, crises de rinite e até mesmo sangramentos.
Nos bebês, alguns médicos indicam a bombinha de sucção nasal, mas o soro também pode ser usado. No entanto, existem diferentes tipos de soro – em spray, spray contínuo, conta-gotas, seringa ou flaconetes - todos funcionam muito bem.
Para quem quer fazer o soro em casa, a pediatra Ana Escobar mostrou que meio copo de água e uma colher de sal já são suficientes para preparar a substância e, com um conta-gotas, é só aplicar no nariz. A otorrinolaringologista Francini Pádua lembrou, porém, que ao aplicar o produto, nunca é bom colocar a ponta do aplicador na direção central do nariz e sim para fora, para que não ocorra problemas como sangramentos, por exemplo.
Bem Estar - Arte Alergias (Foto: Arte/G1)
Um dos problemas mais comuns é o nariz entupido – nas crianças, geralmente isso acontece por um aumento da adenoide, tecidos que crescem internamente, ou por causa da rinite alérgica, desencadeada por fatores como ar seco, poluição, perfumes fortes e mudanças de temperatura, por exemplo.
Já nos adultos, o nariz tampado pode ser por conta de um desvio de septo, sinusite ou também pela rinite. Porém, como mostrou a reportagem do Phelipe Siani, ao sentir um incômodo no nariz, a maioria das pessoas costuma cutucá-lo e, de acordo com as médicas, isso não é recomendado (veja no vídeo acima).
Em relação ao sangramento, ele ocorre porque o nariz é uma região muito vascularizada e, com o tempo seco, vento gelado ou poluição, por exemplo, esses vasos sofrem e podem sangrar, principalmente na ponta.
Na maioria das vezes, o problema desaparece rapidamente e o paciente não tem complicações; porém, existem casos mais graves, especialmente aqueles que o nariz sangra mais para a parte de cima, onde os vasos são mais grossos – nesses casos, o paciente pode até que fazer uma cirurgia.
*No vídeo ao lado, a pediatra Ana Escobar e a otorrinolaringologista Francini Pádua tiram dúvidas dos internautas sobre a saúde do nariz. Confira!
Entre as causas do sangramento, estão situações simples, como um resfriado ou gripe, ou até mesmo problemas maiores, como tumores nasais. Nesses casos mais leves e mais comuns, tomar algumas atitudes já é suficiente para resolver, mas muitas pessoas acabam fazendo errado. Jogar a cabeça para trás ou deitar, por exemplo, pode fazer o paciente engolir o sangue e piorar o quadro e, por isso, não é a melhor opção.
O correto é abaixar a cabeça, apertar as narinas dos dois lados e esperar de 1 a 3 minutos, tempo de coagulação. Segundo a pediatra Ana Escobar, outra coisa que pode ajudar é fazer uma compressa de gelo, chupar gelo ou tomar algo gelado para resfriar o local e levar à vasoconstrição.
Se nada disso funcionar, é importante procurar um médico imediatamente, como fizeram os pacientes do laboratório de rinologia, mostrado na reportagem do Phelipe Siani (veja no vídeo).
Arte Bem Estar Respiração 2 (Foto: Arte/G1)
 

Nenhum comentário: