8.02.2013

Tosse seca ou com catarro: saiba diferenciar

Identificar cada uma ajuda na hora do tratamento


Tosse seca ou com catarro: saiba diferenciar title=
As infecções respiratórias em crianças e adultos aumentam muito no inverno e a tosse é o sinal mais comum. “É uma manifestação de defesa do corpo indicando que existe algum agente agressor”, afirma o médico Hélio Osmo. Apesar de parecer um sintoma simples de tratar, a tosse pode apresentar algumas diferenças, que vão determinar a forma mais adequada de tratá-la.
Procurar um médico antes de tomar qualquer remédio também é fundamental, pois ele saberá identificar a origem da tosse. “Saber identificar as diferenças irá ajudar também”, explica. Ele esclarece os dois principais tipos de tosse.

Tosse seca

A tosse seca, com ausência de secreção, pode ser causada por processo alérgico, irritativo, inflamação causada por gripes e resfriados, entre outros. O tratamento indicado para é o uso de antitussígenos, remédios específicos para o problema, que agem inibindo o reflexo da tosse.

Tosse com catarro

A tosse produtiva, com presença de secreção, geralmente originada por um processo infeccioso, como gripes ou resfriados. O tratamento mais indicado é o uso de xarope para tosse expectorante, que fluidifica as secreções, permitindo que o corpo a expulse de forma mais fácil, limpando o pulmão e as vias aéreas.
É importante ressaltar, no entanto, a importância de se procurar um médico. Uma tosse prolongada pode estar tentando indicar um problema mais sério como, por exemplo, casos de tuberculose e outros.

Leia também:
Diferenças entre gripe e pneumonia
Dicas para evitar as alergias e rinite no frio
Beber pouca água no inverno favorece doenças respiratórias

Nenhum comentário: