9.27.2013

Austrália lança código de conduta contra dependência de smartphones

Autoridades de Queensland pretendem evitar vício de turistas com celulares

EFE
Sydney (Austrália) - As autoridades de Sunshine Coast, um dos principais destinos litorâneos do estado australiano de Queensland, lançaram nesta quinta-feira um código de conduta para combater a dependência dos smartphones dos turistas. O código de sete pontos pretende evitar que os visitantes busquem toda informação na internet e desfrutem de uma estadia na região com seus próprios meios.
Neste caso, a ideia é encorajar o diálogo tête-à-tête e estimular a realização de uma viagem mais "desconectada". O documento também sugere que os turistas evitem deixar seus smartphones sobre a mesa durante as refeições e que desliguem o aparelho durante a noite e ao visitar espaços naturais.
Segundo pesquisa, 48% dos usuários admitiram ter tido problemas com uso desmedido do celular
A carta orienta os visitantes a apreciar os cenários visitados antes de se preocupar em tirar fotos e publicá-las. Além disso, segundo o portal "sunshinecoast.com", o código de conduta em questão também é acompanhado das chamadas "zonas desligadas", nas quais o uso de smartphones é proibido.
Uma pesquisa da Galaxy Research, realizada a pedido do setor de Turismo de Queensland, apontou que 55% dos australianos acreditam que não poderiam viver 24 horas sem "smarthphone", enquanto 65% dos entrevistados têm este dispositivo ao alcance da mão durante o dia.
A pesquisa em questão também mostrou que 80% dos entrevistados admitiram ter tido uma conversa enquanto trocava mensagens de texto, assim como 48% alegou ter tido problemas no relacionamento por causa do uso dos telefones celulares.

Nenhum comentário: