9.09.2013

Brasil ocupa 24º lugar em ranking de felicidade da ONU

País está à frente de potências como França e Alemanha

AE

NATAL_CRIANCAS-297.jpg
O Brasil avançou uma posição no ranking mundial de felicidade da Organização das Nações Unidas (ONU) e figura em 24º lugar, à frente de potências como França e Alemanha.
A Dinamarca manteve a liderança no ranking de 156 países, seguida por Noruega, Suíça, Holanda e Suécia. A Finlândia, que na primeira edição do Relatório Mundial de Felicidade figurava na segunda posição, caiu para o sétimo lugar.

O México, por sua vez, subiu do 24º lugar no ranking divulgado em 2012 para o 16º, ultrapassando os Estados Unidos, que caíram da 11ª para a 17ª posição.

Na apresentação do documento, assinado por John Helliwell, Richard Layard e Jeffrey Sachs, os autores ressaltam que a felicidade é uma aspiração de todo ser humano e pode também ser usada como medida de progresso social.

No Relatório Mundial de Felicidade, economistas, psicólogos e estatísticos da ONU levam em consideração itens como generosidade, expectativa de uma vida saudável, PIB per capita, liberdade para se fazer escolhas na vida pessoal, apoio social e percepção da corrupção.

A última posição do ranking é ocupada por Togo, com Benin em penúltimo lugar e República Centro-Africana em antepenúltimo.
Em guerra civil há dois e meio, a Síria aparece na 148ª posição, enquanto o Egito, onde recentemente ocorreu um golpe de Estado, figura na 130ª.

Nenhum comentário: