9.17.2013

Dieta, exercício fisico e controle do estresse protegem cromossomos evitando o envelhecimento



  • Estudo mostra que estes hábitos provocam o alongamento dos telômeros, estruturas na extremidade dos cromossomos que controlam o envelhecimento celular, influenciando na ocorrência de doenças
  • Telômeros mais longos ajudam a preservar o cromossomo e a prevenir doenças relacionadas ao envelhecimento

Cadeia de DNA. Telômeros são estruturas de proteínas e DNA que formam as extremidades dos cromossomos
Foto: Stock Photo/ Svilen Milev


Cadeia de DNA. Telômeros são estruturas de proteínas e DNA que formam as extremidades dos cromossomos Stock Photo/ Svilen Milev
SÃO FRANCISCO - Um novo estudo mostra que dieta, exercício físico e controle do estresse resultam em telômeros mais longos, estruturas localizadas na ponta dos cromossomos que afetam o envelhecimento. Este é o primeiro teste controlado a mostrar que uma mudança de estilo de vida pode alongar os telômeros. O estudo foi publicado na “The Lancet Oncology”.
- Nossos genes e nosso telômeros não representam necessariamente nosso destino - afirmou Dean Ornish, professor da universidade. - Com frequência as pessoas pensam: ‘eu tenho genes ruins, não há nada que eu possa fazer sobre isso’. Mas esta descoberta indica que os telômeros são alongados à medida que pessoas mudam como vivem. A pesquisa indica que telômeros mais longos estão associados a menos doenças e vida mais longa.
A pesquisa foi realizada por cientistas da Universidade da Califórnia, em São Francisco, e do Instituto de Pesquisa e Medicina Preventiva, uma organização sem fins lucrativos da região.
Os telômeros são capas protetoras nas extremidades dos cromossomos que afetam a rapidez com que as células envelhecem. Eles são feitos a partir de combinações de DNA e proteína que protegem a ponta dos cromossomos e ajudam a mantê-los estáveis. À medida que ficam mais curtos e sua integridade estrutural diminui, as células envelhecem e morrem mais rápido.
Telômeros mais curtos estão associados a uma série de doenças relacionadas ao envelhecimento, incluindo várias formas de câncer, derrame, demência, doenças cardiovasculares, obesidade, osteoporose e diabetes.
Homens com câncer de próstata
Por cinco anos, os pesquisadores acompanharam 35 homens com câncer de próstata em estágio inicial. Dez pacientes mudaram o estilo de vida, incluindo uma dieta rica em vegetais, frutas, grãos integrais, além de pouca gordura e carboidrato; reduziram o estresse (com ioga, meditação, alongamento); e participaram de grupos de apoio semanal. Eles foram comparados aos outros 25 participantes que não modificaram o estilo de vida.
O primeiro grupo teve aumento de 10% no comprimento dos telômeros. Por outro lado, os homens que não mudaram o estilo de vida tinham telômeros 3% mais curtos quando o estudo terminou. Os telômeros geralmente diminuem com o passar do tempo.
Os pesquisadores dizem que a descoberta não se limita a homens com câncer de próstata, e provavelmente é um medidor para toda a população

Nenhum comentário: