9.09.2013

IMPRENSA MARRON TORCE PARA O MAIS MÉDICO NÃO DE CERTO.

Vejam as manchetes preparadas para detonar o "Programa  Mais Médicos"

Profissionais brasileiros continuam desistindo do programa

Estados do Nordeste e do Sudeste registraram desistências. No Rio de Janeiro, onze médicos já abriram mão oficialmente de suas vagas

Médicos realizam protesto em Curitiba contra o Programa Mais Médicos e os vetos ao projeto de lei que regulamenta a medicina, conhecido como Ato Médico
Médicos realizam protesto em Curitiba contra o Programa Mais Médicos. Mesmo com a implantação do programa, profissionais brasileiros continuam desistindo de participar (Daniel Castellano/Gazeta do Povo/Futurapress)
Médicos brasileiros continuam desistindo de participar do programa Mais Médicos em todo o país. Pelo menos duas cidades paulistas registraram a saída de médicos brasileiros nesta quarta-feira: Ribeirão Pires, no Grande ABC, e a capital, que receberia seis profissionais e agora está com cinco. No Rio de Janeiro, apenas três dos dezessete profissionais inscritos começaram a trabalhar. Outros onze desistiram oficialmente das vagas que pleiteavam, e dois não tinham feito nenhum tipo de contato até o fim da tarde desta quarta-feira.

Mesmo no Nordeste, que receberia o maior número de profissionais na primeira fase, os registros de desistência vêm aumentando. Apesar de a Secretaria Municipal de Saúde de Salvador informar que registrou apenas cinco pedidos oficiais de desistência, o número de profissionais que podem não aderir ao programa na cidade poderá chegar a dezesseis —- metade dos 32 homologados.
Leia também:
"Cubanos se preparam há mais de um ano", diz médico
Norte e Nordeste receberão 91% dos médicos cubanos

Na Paraíba, há o caso de Alagoinha, cidade distante 99 quilômetros da capital, onde o médico se apresentou na segunda e não voltou mais. Já em Cajazeirinhas, a 366 quilômetros de João Pessoa, a secretaria de saúde afirmou que um médico tentou fazer acordo para trabalhar dois dias na semana, o que foi recusado.
Em Fortaleza, a recusa dos médicos até virou piada. Dos 26 selecionados, onze desistiram, quando souberam que iam trabalhar no Grande Bom Jardim, área mais violenta da capital cearense. As desistências ocorreram nesta terça e quarta-feira, quando os profissionais notaram a vulnerabilidade do posto de saúde. A piada vem do fato de os médicos terem sido recebidos na segunda pelo bloco carnavalesco Doido é Tu. O que se fala nas ruas é que os médicos que desistiram disseram: "Doido é tu que fica aqui".
Voltando para a fila — As cidades que registraram desistências de médicos brasileiros terão de entrar novamente na fila para receber profissionais substitutos, já na segunda fase do Mais Médicos. Os gestores responsáveis pelo programa nas cidades têm de fazer o pedido de reposição. As vagas remanescentes serão ofertadas aos 3.016 médicos inscritos nessa segunda fase.
Já os brasileiros que se apresentaram no programa terão até o dia 12 para resolver todas as pendências burocráticas. Caso contrário, serão expulsos do programa.
(Com Estadão Conteúdo)

Nenhum comentário: