9.10.2013

INVERNO: NÃO PERCA O PIQUE DURANTE A ESTAÇÃO

Inverno: Não perca o pique durante a estação

Dicas para manter a forma durante o frio!

Se você é uma das pessoas que defende a tese de que o inverno é a estação que mais combina com extravagâncias alimentares, terá que concordar que é nesse período que você mais precisa se esforçar para eliminar as calorias em excesso. Até porque, a falta de sede, a constante preguiça e uma sensação interminável de fome, muito comum durante o frio, podem se transformar em grandes vilões para o seu corpo.

"No inverno o metabolismo diminui e faz com que as pessoas fiquem mais ociosas. Por isso, é preciso ficar atento para não reduzir o ritmo de treinamento. No entanto, ao realizar exercícios nesta época, sentimos um leve conforto em relação ao verão, em que o ambiente é muito quente e úmido", comenta Vinicius Dias Wilson, professor universitário do Curso de Educação Física da Universidade Estácio de Sá.

Outra tendência comum no inverno é o consumo de comidas ricas em carboidrato e gorduras. Neste período, o corpo pede mais energia para se manter aquecido e por isso a fome é maior. O consumo indiscriminado desses nutrientes aumenta o ganho de peso. Segundo o professor: “O melhor é ficar atento aos hábitos alimentares, e não alterar a dieta sem um controle prévio de um nutricionista, evitando assim uma possível alteração na composição corporal”.

Além disso, nesta época, a ingestão de água costuma ser menor do que o comum, o que pode ser considerado um erro preocupante. “A hidratação deve ser feita antes, durante e depois do treinamento. A sede corresponde à desidratação do corpo e nesta época, mesmo que a sudorese diminua, nosso organismo perde muita água via oral e nasal, por causa da respiração. Por isso, é necessário ingerir muita água, mesmo sem vontade", ressalta ele.

Quando o assunto é a roupa ideal, Vinicius destaca: "Para os esportistas mais dedicados, existem várias malhas bem justas, muito usadas por jogadores de futebol, com recursos tecnológicos que mantêm a temperatura adequada do corpo. Já para quem não é profissional, o melhor é usar malhas mais finas. A temperatura do corpo não pode trazer mal estar, por isso a estratégia é não sentir calor nem frio durante o exercício. O ideal é se agasalhar de acordo com a necessidade e à medida que o calor for aumentando ir retirando, aos poucos, a roupa de frio”.

Nenhum comentário: