9.18.2013

Lipoaspiração


 

Tudo que você precisa saber!

Lipoaspiração
Muito se fala a respeito da lipoaspiração. Com certeza você já parou para pensar, pelo menos uma vez na vida, no quanto você iria ficar melhor com um lipo aqui ou ali. Certo?
Se você é um daqueles casos em que essa idéia se amadureceu e passou para o status de planos reais, passíveis de acontecerem, então saiba que alguns cuidados são extremamente necessários para que você não corra riscos na mesa de operação.
Publicidade
Primeiro argumento. Lipoaspiração é um procedimento cirúrgico. É uma intervenção que visa retirar gordura com objetivo estético. É uma cirurgia, sim. E como tal, deve ter cuidados e atenções. Deve ser feita em um centro cirúrgico, com anestesia geral e - principalmente - deve ser comandada e executada por um médico cirurgião plástico devidamente formado,  especializado e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, SBCP. Encontrando novas formas de arranjo e movimento para o corpo. Em resumo, trata-se de uma busca pelo autoconhecimento e percepção corporal da pessoa".
Esses cuidados fazem toda a diferença. A grande maioria das complicações ocorridas acontece por que um desses itens foi desprezado. "O comportamento do paciente no pré-operatório também é parte fundamental para o sucesso da cirurgia", afirma o cirurgião plástico, Marcelo Vaccari. "Pelo menos 40 dias antes da cirurgia, não fazer uso excessivo de álcool ou drogas - inclusive o tabaco, alimentação adequada e estar com a saúde em dia, ou seja, não apresentar casos de anemia e infecções. Nos casos de diabéticos e hipertensos, é necessário que estes quadros estejam controlados."

Outro ponto que deve-se ter sempre em mente, se você se decidiu a fazer uma lipoaspiração, é que a cirurgia não vai emagrecer. ua meta é perder peso? Clique aqui e veja como fazer isso sem sofrimento. A lipoaspiração, a princípio, tende a melhorar a forma e eliminar certas gorduras localizadas que são difíceis de serem corrigidas apenas com exercício físico e dieta. Nunca para perder peso. A lipoaspiração é indicada quando a pessoa está próxima de seu peso ideal. Grandes volumes de gordura extraídos podem ser nocivos, o que aumenta - e muito - o perigo.

Vaccari adverte que para ter um corpo perfeito é necessário uma comunhão de esforços. "A lipoaspiração não dá o resultado sozinha. O paciente deve fazer um programa, mesmo que leve, de condicionamento físico antes e depois da operação, para trabalhar a musculatura. O cirurgião vai trabalhar na camada adiposa, a gordura. É necessário procurar um dermatologista para cuidar da qualidade da pele. É a somatória de cuidados que trará o resultado esperado".

Vaccari adverte que para ter um corpo perfeito é necessário uma comunhão de esforços. O pós-operatório pode provocar alguma fraqueza. Normalmente o paciente fica anêmico. "Mas em muito pouco tempo pode voltar ao ritmo normal, com restrição apenas à exposição solar. O sol pode manchar a pele na área da operação." Cremes e massagens, e drenagem linfática são importantes e aceleram o restabelecimento.
Lipoescultura

A lipoescultura foi um avanço da lipoaspiração que diminuiu o tamanho das cânulas que aspiram a gordura, minimizando o trauma e as irregularidades. Permite uma recuperação mais suave. "Além disso, a gordura é aspirada para uma seringa e pode ser injetada em áreas aonde se deseja um aumento de volume sem a utilização de silicone ou outras substâncias artificiais como, por exemplo, na região glútea, rugas etc", define Marcelo Vaccari.

Todos os cuidados para uma lipoaspiração são aplicados no caso da lipoescultura. A cirurgia é precedida de avaliação cardiológica e exames laboratoriais. É realizada em ambiente hospitalar e a anestesia utilizada normalmente é a peridural, associada a sedação que traz conforto e segurança para o paciente. A alta se dá após 12 horas e recomendam-se dois a três dias de repouso com a utilização de um modelador. Após três dias retorna às atividades normais, excetuando-se os exercícios, que serão retomados após 10 dias, quando são retirados os pontos. Recomenda-se o uso de modelador por 30 a 60 dias para que a pele retraia de forma uniforme, assim como sessões de drenagem linfática, para rápida diminuição do inchaço.
Riscos
Como toda intervenção cirúrgica, a lipoaspiração ou a lipoescultura apresentam riscos. Mas, como não atua em órgãos vitais, é considerada uma cirurgia segura. "Se todos os critérios técnicos de segurança forem respeitados, os riscos são mínimos", completa o cirurgião plástico. "Os problemas aparecem, principalmente, quando o profissional não é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Por isso é tão importante escolher bem o médico que vai operar."
A escolha do cirurgião plástico

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica aconselha que a escolha do cirurgião deve ser feita com atenção e cuidado. Em primeiro lugar, elabore uma lista com nomes de possíveis candidatos. Pergunte para amigos - vários - que já fizeram a operação, o médico de confiança da família, enfermeiro, hospital ou plano de saúde. A SBCP possui um Diretório de Membros, que é uma excelente fonte de nomes.

Um segundo passo é verificar a credencial de cada médico. Onde ele se formou, o tipo de formação específica, quantos anos de treinamento em todas as áreas de cirurgia plástica - uma visão ampla da especialidade conferem melhores habilidades ao profissional, seja qual for sua área preferencial de atuação.

Procure saber, principalmente, se este médico possui título de especialista. A SBCP é o órgão oficial da Associação Médica Brasileira responsável pelo processo da formação de especialistas no Brasil. Quando você escolhe um cirurgião membro da SBCP, pode ter a certeza de que ele é graduado por uma faculdade de medicina reconhecida e completou no mínimo mais cinco anos de residência médica regular, sendo dois em Cirurgia Geral e três em Cirurgia Plástica. Daí para frente são mais anos e anos de estudo e concursos, até que ele alcance a categoria mais elevada da Sociedade, o de Membro Titular.

Mas na consulta é que você vai ter a base concreta para a sua decisão final. Visite vários cirurgiões. Compare suas personalidades, opiniões e condutas. A segurança que você vai sentir no profissional é o mais importante.

Quem deve fazer e quem não deve fazer a cirurgia, segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica
Quem deve

É importante ter certeza do que se quer antes de se submeter a uma plástica. Seja imparcial e honesto. Você realmente precisa de uma intervenção cirúrgica? Quais suas expectativas quanto aos resultados?

Se você tem auto-estima positiva, se incomoda com algum aspecto físico e deseja corrigi-lo - ou melhorá-lo, você é um bom candidato. Após a cirurgia você ficará satisfeito e se sentirá bem com os resultados. Pacientes com defeitos físicos ou desarranjos estéticos, que ao longo do tempo foram diminuindo a sua auto-estima, podem demorar um pouco mais para se ajustarem no pós-operatório, uma vez que a recuperação da auto-imagem leva um certo tempo. Entretanto, após este período normal de adaptação a auto-estima sai bastante fortalecida.

É importante lembrar que a Cirurgia Plástica pode promover mudanças físicas, o que implica diretamente na auto-estima. Por isso, a SBCP dá o recado: "se você estiver procurando a cirurgia com a esperança de promover mudanças em outra pessoa que não você, corre grande risco de se decepcionar. É possível que seus amigos e as pessoas que você ama respondam positivamente à modificação de sua aparência e auto-confiança. Entretanto, entenda e aceite que a cirurgia não causará mudanças significativas em pessoas outras que não você mesmo".

Quem não deve

Nem todas as pessoas exibem o perfil ideal para uma cirurgia plástica, mesmo que existam indicações físicas absolutas para este ou aquele procedimento. A experiência do cirurgião poderá identificar pacientes problemáticos durante a consulta inicial e, em algumas situações, ele poderá até mesmo declinar-se em operá-los.

Outras vezes, uma avaliação psicológica profissional poderá ser importante para que se detecte as verdadeiras motivações do paciente, por vezes oculta pelo inconsciente. Embora possa parecer desnecessária a primeira vista, esta indicação pode, em muitos casos, evitar cirurgias mal indicadas e ainda frustrações no período pós-operatório.

Embora existam exceções, os pacientes que podem se beneficiar de um aconselhamento psicológico pré-operatório incluem:

Pacientes em Crise, como nas situações de divórcio, morte do cônjuge ou a perda do emprego. Estes pacientes podem, eventualmente, estar procurando atingir objetivos que transcendem o escopo de um procedimento cirúrgico. Embora possam se beneficiar pela melhoria da auto-estima, tais situações não se resolvem apenas pela mudança da aparência e isso precisa ficar muito claramente estabelecido para o candidato à cirurgia.

Pacientes com expectativas fantasiosas, como aqueles que insistem em ficar com o nariz daquele artista, esperando adquirir o seu estilo; pacientes que pretendem retornar ao seu estado perfeito após graves acidentes, ou ainda aqueles que querem re-encontrar a juventude de décadas passadas.

Eternos insatisfeitos, como os pacientes que procuram compulsivamente um cirurgião após o outro, buscando as respostas que querem ouvir. Geralmente essas pessoas buscam a cura de um problema que não é físico, pelo menos não primariamente.

Pacientes obcecados com mínimos defeitos, normalmente projetam na resolução destes, a cura para todos os seus males. Pessoas perfeccionistas podem ser bons candidatos para uma cirurgia, desde que tenham a maturidade e consciência de que os resultados podem não se enquadrar exatamente com o seu detalhismo.

Pacientes com desequilíbrios mentais, que apresentam comportamento paranóico ou depressivo, podem também ser candidatos inapropriados a uma cirurgia plástica. Nestes casos só se indicará o procedimento em conjunto com o psiquiatra, uma vez que se defina que as expectativas do paciente não estão relacionadas com a patologia.    
Por: Editoria
Cyber Diet 

Saiba Mais: 

Às vezes, a dieta balanceada e os exercícios físicos não são suficientes para eliminar a gordura localizada de algumas regiões do corpo.

Diminuir a barriga, tornear as panturrilhas e tirar a gordura das costas são possíveis através da segunda cirurgia plástica mais procurada no país: a lipoaspiração.

O que é a lipoaspiração

A lipoaspiração não é uma cirurgia de emagrecimento: ela é indicada apenas para a retirada de depósitos específicos de gordura. Assim, o paciente que está acima do peso é aconselhado a fazer uma dieta balanceada para emagrecer antes de realizar o procedimento.


Algumas regiões do corpo tendem a acumular células adiposas que são difíceis de eliminar mesmo com exercícios físicos e alimentação equilibrada. Assim, estar próximo do peso ideal é um dos pré-requisitos indispensáveis para a realização dessa operação, pois com o paciente próximo de seu peso ideal, a gordura comum e a gordura localizada podem ser facilmente diferenciadas.

Indicações para a cirurgia de lipoaspiração

A lipoaspiração é indicada para seguintes regiões corporais:
Barriga
Costas
Flancos
Coxas
Braços
Joelhos

Contraindicação

Durante os períodos pré e pós-operatório, o paciente não deve tomar nenhum medicamento à base de ácido acetilsalicílico (como, por exemplo, Aspirina, Doril, AAS), pois a substância pode aumentar as chances de sangramento. Os pacientes devem ter os exames de rotina em ordem.

Como é feita a lipoaspiração

Após a anestesia, o médico faz pequenas incisões, em locais estratégicos, para introduzir tubos (cânulas) que sugam a gordura.

Anestesia

Geral, peridural ou local com sedação.

Duração da cirurgia

De duas a quatro horas.

Tempo de internação

24 horas.

Pós-operatório

Os pontos são retirados a partir da primeira semana. Após a cirurgia, o paciente deve repousar por, no mínimo, uma semana e evitar movimentos bruscos durante um mês. Algumas mulheres sentem sintomas semelhantes a dores musculares nos primeiros dias após a cirurgia. O uso da malha cirúrgica é essencial para ajudar a dar aderência aos tecidos. Para retirar o excesso de líquido do corpo são imprescindíveis sessões de drenagem linfática manual e de Heccus ou Manthus, equipamentos que aceleram o processo de recuperação.

Nenhum comentário: