9.09.2013

"Não há amigos, apenas há momentos de amizade".

Amizades


Há uns anos li esta frase e nunca mais a esqueci. Sempre fui demasiado cor de rosa e defensora de amizades, do amor, de sonhos pintados de sorrisos, felicidade e de cor-de-rosa. A minha mãe sempre me ensinou a não confiar em ninguém "de fora". Sempre foi muito cética em relação a amizades. Ensinou-me a resolver os meus problemas sozinha e que os problemas de quatro paredes ficam nessas quatro paredes. Sempre fui um pouco rebelde por isso não dei atenção à minha mãe. Arrependo-me hoje em dia de não ter seguido esse conselho algumas vezes, ou mesmo a maioria das vezes. Um defeito meu é confiar, abrir o coração sem pensar nas consequências. Tenho 21 anos e ainda hoje não consegui aprender. Tento, juro que tento, mas não sei como se faz. Como é que não se confia no outro? Isto é tudo muito complicado para a minha pessoa. Sempre a achei muito pessimista em relação a estas coisas. Quando era pequena perguntava-me sempre o porquê de não confiar nos adultos. O porquê de não pedir ajuda quando estava triste. O porquê de fingir um sorriso se queria soltar uma lágrima? Sempre me deixou intrigada. Mas, infelizmente com o passar dos anos vou cada vez percebendo melhor a minha mãe. Percebo quando ela me dizia para confiar em primeiro lugar na família e estar de pé atrás com "os de fora". Percebo quando me tentava ensinar que existe certas pessoas que nos podem enganar e magoar. Acho que este ceticismo todo à volta da "coisa" se deve a um coração magoado. No fundo, queria-me proteger. 

A minha família sempre deu tudo o que tinha e isso é um dos meus maiores orgulhos. Se alguém precisasse de ajuda, de alguma coisa, todos nós nos desmontávamos em esforços para ajudar. Contudo levámos algumas cabeçadas quando a situação se invertia. Ainda hoje sou assim mas começo, lentamente, a proteger-me mais. Não quero ser uma daquelas adultas frias e desconfiadas de tudo e de todos mas é preciso ter cautela em alguns momentos. 

Cada vez mais me surpreendo com este mundo adulto ao qual entrei sem dar conta. As invejas, as traições, as injustiças não faziam parte do meu plano para esta fase. Sinto que é cada um por si. Alguns podem contar com a família, outros nem por isso. Não existe limites para um objetivo. Se for preciso passar por cima de alguém é via verde e isso faz-me confusão. Onde estão os valores, os ideais, os ensinamentos passados? Acho que quanto mais se cresce mais se desaprende. Olha-mos cada vez mais para o nosso umbigo e esquecemo-nos de olhar para o outro. Só olhamos se for por inveja, para espetar facas nas costas. Esquecemo-nos do significado de certas palavras tão cruciais e importantes como a amizade, o respeito, o amor, a confiança e o amor próprio. Quantas e quantas vezes dou por mim a pensar "como é possível" vivermos todos assim. Ouço muitas vezes "Marta as pessoas são assim, vai te habituando, são interesseiras" e querem que com isso também o seja. Podemos ter o mundo de maus exemplos, e temos, mas nós continuamos a alimentá-los. Damos mais atenção a uma atitude infeliz do que feliz. Apontamos o dedo mas fazemos igual na primeira oportunidade com a desculpa que "toda a gente faz". Todos sabem que e feio mentir mas fazem com a desculpa de que "todos fazem, se os outros fazem eu também vou fazer". E continuamos assim. "Se o outro rouba, também vou roubar", "Se o outro fez X vou fazer X e Y". Justificamo-nos com as atitudes más dos outros, esquecendo as outras. As boas. 
 

Nenhum comentário: