9.01.2013

Nelson Mandela deixa hospital após quase três meses de internação

Uma infraestrutura hospital foi montada na casa do ex-presidente sul-africano para que ele possa continuar a receber tratamento

EFE
Share
A ambulância transportando Nelson Mandela chega à casa do ex-presidente da África Sul em Johannesburgo. Ele ficou quase três meses internado (Foto: Denis Farrell/AP)
O ex-presidente sul-africano Nelson Mandela deixou neste domingo (1) o hospital de Pretória, onde estava internado desde o dia 8 de junho por uma infecção pulmonar, informou a Presidência da África do Sul em comunicado. "O estado de Mandela continua sendo crítico e, às vezes, é instável. No entanto, sua equipe médica está convencida de que receberá o mesmo nível de terapia intensiva em sua casa de Houghton (em Johanesburgo)", indicou o texto. 
Segundo a Presidência sul-africana, a casa de Mandela "foi modificada para que ele possa receber ali mesmo a terapia intensiva" e "o pessoal que vai tratar dele em sua casa é o mesmo do hospital". A Presidência do país africano disse que "se for necessária outra hospitalização no futuro, ela vai acontecer".
O comunicado afirmou que Madiba (como é conhecido carinhosamente na África do Sul) "recebeu e continua recebendo total atendimento médico" e que "apesar das dificuldades, sempre mostra uma imensa força e graça".

O prêmio Nobel da Paz de 1993 e ícone da luta contra o regime racista do "apartheid" "foi atendido por uma equipe de saúde proveniente das esferas militar, acadêmica, privada e de outros âmbitos públicos", disse o comunicado. 

Além disso, a Presidência da África do Sul fez um pedido para que "todos permitam que o ex-presidente e sua família tenham a privacidade necessária para que seus cuidados possam continuar com dignidade e sem intromissões desnecessárias". "Gostaríamos de desejar o melhor a Mandela enquanto ele continua se recuperando em sua casa de Johanesburgo", disse a nota. 
No sábado (31), vários meios da imprensa internacional haviam divulgado informações sobre a saída de Mandela do hospital, o que foi negado pela Presidência da África do Sul em uma nota de imprensa.
Mandela, de 95 anos, foi hospitalizado em 8 de junho, e seu estado piorou no dia 23 deste mesmo mês. Essa foi a quarta internação de Mandela desde dezembro do ano passado. 
Madiba foi o primeiro presidente negro da África do Sul, após vencer as primeiras eleições democráticas do país, realizadas em abril de 1994.

Nenhum comentário: