9.24.2013

Pílula do mês seguinte



Pesquisadores pedem às empresas farmacêuticas para desenvolver uma versão que possa interromper a gravidez 30 dias após a relação

Ativistas dizem que o produto seria efetivamente um "aborto pela porta dos fundos" Foto: Getty Images
Ativistas dizem que o produto seria efetivamente um "aborto pela porta dos fundos"
Foto: Getty Images

Cientistas da empresa de tecnologia Gynuity, nos Estados Unidos, e do Instituto Karolinska, na Suécia, dizem que as mulheres devem ter como opção uma pílula anticoncepcional pós-sexo, que poderia evitar a gravidez ao ser tomada um mês depois da relação sem proteção. Eles pedem às empresas farmacêuticas para desenvolver uma versão que possa interromper a gravidez após a união do óvulo e do espermatozoide. Ativistas dizem que o produto seria efetivamente um “aborto pela porta dos fundos.” Os dados são do jornal Daily Mail.


As atuais pílulas anticoncepcionais contêm hormônios que impedem a liberação do óvulo, mas muitas mulheres sofrem com efeitos colaterais, como ganho de peso, dores de cabeça e náuseas, além do aumento no risco de coágulos sanguíneos e câncer de mama. A proposta da "pílula do mês seguinte" é que as mulheres tomem a medicação apenas algumas vezes ao ano, dependendo de quantas vezes tiveram relações sexuais desprotegidas, o que exigiria menos planejamento.
“Vinte anos atrás, uma pesquisa multinacional feita especificamente para investigar os sentimentos das mulheres sobre a pílula anticoncepcional pós-fecundação encontrou alta aceitação. Nós não temos nenhuma evidência de que as mulheres mudaram desde então, é o atual ambiente político que precisa de reorientação”, escreveram os cientistas para a publicação Journal of Family Planning and Reproductive Health Care.

Norman Wells, da instituição Family Education Trust (em tradução literal, Confiança na Educação da Família), é contra a possibilidade. “O que esses pesquisadores estão pedindo não é nada menos do que a prescrição de rotina de uma pílula do aborto para as mulheres. O licenciamento desse tipo de droga seria efetivamente introduzir o aborto em demanda pela porta dos fundos.”


Pílula do dia seguinte: "bomba" de hormônio



A pílula tem uma percentagem de falha no abortamento e a droga pode causar defeitos graves no bebê

“A ‘pílula do dia seguinte’ tem como alvo primário o ovo já fecundado; não visa prevenir a fecundação. Não há tempo útil para isso”. Estas são instruções do Tratado de Ginecologia (1994), de Hans Wolfgang Halbe. Conforme estudos de embriologia humana, a vida tem início na fecundação, quando o espermatozoide penetra o óvulo, dando início ao processo de formação e desenvolvimento do ser.

O pesquisador R. Burton demonstrou que essa droga altera os receptores esteroides do útero, tornando-o hostil à implantação do óvulo fecundado. Se a fecundação ocorre, mas o bebê não se implanta no útero, a pílula provoca o abortamento. É mais correto denominar a “pílula do dia seguinte” de “pílula anti-implantação”.

A pílula altera a mobilidade tubária e interfere na função do corpo lúteo essenciais à gestação. É abortiva, e não uma droga de emergência para evitar a gravidez. Com esta pílula, a parafernália exigida para a mulher abortar é menor do que a exigida para um aborto convencional.

Causa indignação a forma como são propositalmente distorcidas as informações acerca desta droga. Ela é constituída por altas doses hormonais, verdadeira “bomba” de hormônio, agredindo o organismo da mulher. A dose de hormônio dela corresponde a quase meia cartela de pílula anticoncepcional para 28 dias. Seus efeitos colaterais: náuseas, vômitos, cefaleia, dores nas mamas, estresse emocional, dor no baixo ventre, risco de gravidez nas trompas, sangramentos e risco de doenças sexualmente transmissíveis como aids e sífilis.

A pílula tem uma percentagem de falha no abortamento e a droga pode causar defeitos graves no bebê, caso a gestação não seja interrompida. Potencializa lesões no fígado; estimula o surgimento de câncer de mama, câncer de útero e câncer de ovário, nas pessoas com predisposição para essas doenças; AVC, doenças coronarianas, trombose de retina, doenças tromboembólicas dentre outras afecções.

A indústria farmacêutica lucra bilhões de dólares com esta droga. Instituições nacionais e internacionais não fazem distinção entre contracepção e aborto. A mulher tem sua saúde extremamente agredida com esta droga e não tem sido devidamente informada acerca de meios sérios para prevenir gestações indesejadas. O médico deve recusar-se a prescrever a pílula do dia seguinte em qualquer situação, usando-se do direito de respeito à sua consciência, como determina o Código de Ética Médica. Afinal, a Medicina tem por princípio hipocrático não prejudicar jamais a saúde humana!

Por Eliane Oliveira
Médica e professora da Universidade Federal do Ceará (UFC)













Nenhum comentário: