9.17.2013

Presidenta Dilma anuncia adiamento da visita oficial de Dilma aos Estados Unidos

Decisão foi tomada por Dilma e Obama. Explicação sobre espionagem foi insuficiente e não houve garantia de cessar interceptação de dados

Ilimar Franco
Dilma Rousseff no Palácio do Planalto esta manhã; ontem, ela conversou com Obama por telefone durante 20 minutos
Foto: Jorge William / O Globo
Dilma Rousseff no Palácio do Planalto esta manhã; ontem, ela conversou com Obama por telefone durante 20 minutos Jorge William / O Globo
BRASÍLIA – Em nota oficial, a Secretaria de Imprensa da Presidência da República confirmou nesta terça-feira que a presidenta Dilma Rousseff não fará a visita de Estado aos Estados Unidos, no próximo dia 23 de outubro.  A nota diz que a viagem foi cancelada porque não houve apuração, explicações nem compromisso de cessar a espionagem da agência americana de segurança (NSA) a brasileiros, incluindo a presidente e a Petrobras. Dilma, no entanto, manteve a presença na assembleia da ONU, em Nova York, em 24 de setembro.
A presidenta conversou, no início da noite de ontem, com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, quando decidiram "adiar a visita de Estado, pois os resultados desta visita não devem ficar condicionados a um tema cuja solução satisfatória para o Brasil ainda não foi alcançada". Segundo a nota, o governo brasileiro espera que o tema seja resolvido " de maneira adequada", e a viagem aconteça "no mais breve possível".
Na nota, o Palácio do Planalto diz que a espionagem é um "fato grave, atentatório à soberania e aos direitos individuais, e incompatível com a convivência democrática entre países amigos".


O contato telefônico de Dilma e Obama ontem durou 20 minutos, quando os chefes de Estado abordaram a revelação de que a agência americana de segurança espionou comunicações de brasileiros, incluindo a própria Dilma e a Petrobras. A nota da Presidência afirma que a decisão de adiar a viagem foi tomada em conjunto pelos dois chefes de Estado.
“Tendo em conta a proximidade da programada visita de Estado a Washington – e na ausência de tempestiva apuração do ocorrido, com as correspondentes explicações e o compromisso de cessar as atividades de interceptação – não estão dadas as condições para a realização da visita na data anteriormente acordada. Dessa forma, os dois presidentes decidiram adiar a visita de Estado, pois os resultados desta visita não devem ficar condicionados a um tema cuja solução satisfatória para o Brasil ainda não foi alcançada”, afirmou a Presidência.
O ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo, que esteve em Washington tratando da espionagem com o governo americano, acompanhou a conversa dos dois presidentes.
No início deste mês, reportagem do "Fantástico", da TV Globo, revelou que a Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA) monitorou o conteúdo de telefonemas, e-mails e mensagens de celular da presidente Dilma Rousseff e de um número ainda indefinido de “assessores-chave” do governo brasileiro. Além de Dilma, também foram espionados pelos americanos nos últimos meses o presidente do México, Enrique Peña Nieto, — quando ele era apenas candidato ao cargo — e nove membros de sua equipe.
A reportagem foi realizada com base em uma apresentação feita dentro da própria NSA, em junho de 2012, em caráter confidencial. O documento é mais um dos que foram repassados ao jornalista britânico Glenn Greenwald por Edward Snowden, técnico que trabalhou na agência e hoje está asilado na Rússia.
Na semana seguinte à revelação do monitoramento de Dilma, o “Fantástico” revelou também espionagem americana na Petrobras, mais uma vez, com base em documentos ultrassecretos entregues pelo ex-analista da Agência de Segurança Nacional Americana (NSA), Edward Snowden.
Em evento na ONU, Dilma vai falar sobre espionagem
Também ontem, Dilma Rousseff confirmou que vai falar da espionagem americana durante o discurso que fará na sessão de abertura da assembleia geral da ONU em Nova York, daqui a uma semana. Em entrevista concedida na sala VIP do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, Dilma destacou que seu discurso vai salientar a necessidade de se manter a neutralidade da rede mundial de computadores e a proibição de usar a internet para ações de espionagem. Segundo ela, o presidente dos Estados Unidos já foi informado do teor do discurso.

Nenhum comentário: