9.25.2013

Professora de ioga engorda 18 kg para sentir como é ser gorda

A americana Trina Hall gerou polêmica na internet depois ganhar peso para ter a experiência de estar acima do peso em uma sociedade que valoriza a magreza

Trina Hall posa depois de ganhar 18 quilos (Foto: Reprodução/ Treenuh Yoga)
Quando você pensa num professor de ioga, a primeira imagem que vem à cabeça é de alguém magro (e flexível), certo? Apesar de não ser uma regra, é o que muita gente espera desses profissionais.

Para questionar os padrões de beleza, a professora de ioga americana Trina Hall engordou 18 quilos em quatro meses e decidiu divulgar a experiência em seu blog.

Em um post, ela conta que começou o que chama de "projeto artístico" depois de sua melhor amiga desabafar às lágrimas sobre a batalha contra a balança e dizer que não queria ser conhecida como a "professora de ioga gorda". Trina decidiu investigar o que aquilo significava na prática, na pele, na gordura. Queria saber como de fato era a vida de um gordo no mundo da ioga. Para isso, se jogou na junk food e em pouco tempo já tinha mudado o seu corpo. E, apesar de sempre acreditar e defender que a beleza era algo que vinha de dentro para fora, passou a questionar a importância da aparência.

A professora mostra como era antes de engordar (Foto: Reprodução/ Treenuh Yoga)
Durante o experimento, ela começou a se preocupar com a imagem que via no espelho e como estava seu corpo nas roupas de ginástica justas. Sem contar a insegurança em relação aos homens. “Minha descoberta mais chocante ao longo desse processo foi saber que tenho medo de não ser amada. Tinha medo de nenhum homem me querer dessa forma e de morrer sozinha, provavelmente ao engasgar com uma batata frita.”

O fato de ganhar peso só para sentir na pele o que é ser gordo gerou polêmica. Afinal, nem todo mundo é acima do peso porque se entope de fast food e muitas pessoas se sentem bem com os quilinhos extras. Mas não dá para negar que Trina levanta um debate sobre a obsessão da sociedade com o peso, ou melhor, com a magreza e os modelos que devemos seguir. 

E você, o que acha da experiência da professora de ioga? Trina realmente levanta uma questão que merece discussão ou ela fez isso para ganhar exposição?
 

Nenhum comentário: