9.10.2013

ROCK IN RIO

Rock in rio »


eclético
Sandy, Britney... Veja quem já fez um 'Pop in Rio'

Sandy, New Kids, Vinny: veja quem já fez Rock in Rio virar 'Pop in Rio'

Lista mostra artistas que pouco têm a ver com rock e tocaram no festival.
Timberlake e Beyoncé representam estilo em 2013; 2001 foi ano mais pop.

Do G1, em São Paulo
1 comentário
Sandy canta no Rock in Rio em 2001; show com o irmão Junior foi no dia pop do festival (Foto:  Folhapress) 
Sandy canta no Rock in Rio 2001; show com Junior
foi no dia pop do festival (Foto: Folhapress)
Basta que seja confirmada uma atração pouco roqueira para que alguns leitores do G1 reclamem com comentários contra a escalação de popstars como Beyoncé no festival, que neste ano acontece nos dias 13, 14, 15, 19, 20, 21 e 22 de setembro. Já virou lugar-comum dizer que o Rock in Rio "mais parece um Pop in Rio".
O evento na Cidade do Rock, no Rio, não tem boy bands neste ano. Mas tem um ex-integrante de uma delas, o N' Sync. Justin Timberlake fecha a terceira noite. A banda que o revelou tocou no ano mais pop do festival. Em 2001, houve polêmica com o uso de playback em shows como o de Britney Spears, Five e Aaron Carter.
Dez anos antes, os representantes do pop foram New Kids On The Block, Roupa Nova e Debbie Gibson. Em 2011, popstars como Rihanna e Katy Perry ajudaram a manter o pop na programação. Embora os dias mais voltados para o rock (pesado ou não) ainda sejam a maioria no festival, isso não é o bastante para que as reclamações sejam dissipadas.
A maioria do público, no entanto, parece gostar da diversidade. Neste ano, já estão esgotados os 85 mil ingressos colocados a venda para cada dia de Rock in Rio. O festival não precisa ser sempre rock (e nem sempre no Rio) para ser bem cotado.
Veja abaixo fotos e textos com resumos das atrações pop dos últimos três anos do festival. Em 1985, mesmo as atrações mais pop tinham uma faceta roqueira, como são os casos de The Go-Go's, The B-52s e Rod Stewart.
1991
 
 
A banda New Kids on the Block toca no Rock in Rio em 1991 (Foto: Jonas Cunha/Estadão Conteúdo)A banda New Kids on the Block toca no Rock in Rio em 1991 (Foto: Jonas Cunha/Estadão Conteúdo)
New Kids On The Block, Roupa Nova, A-ha e Debbie Gibson foram as principais atrações pop do festival em 1991, no Maracanã. Criticado por roqueiros, o New Kids abriu o caminho para que outras boy bands cantassem (e dançassem) depois - o que hoje faz a banda ser ainda mais criticada. Debbie Gibson mostrou que cantoras pop poderiam se apresentar. Beyoncé, Katy Perry e Rihanna foram chamadas nas edições seguintes. O Roupa Nova é conhecido por ter tocado algumas das versões mais conhecidas do tema do festival.
2001


 

Aaaron Carter e Britney Spears foram atrações do dia pop do Rock in Rio 2011 (Foto: Wilton Junior/Estadão Conteúdo e Fábio Motta/Estadão Conteúdo)Aaron Carter e Britney Spears foram atrações do dia pop do Rock in Rio 2011 (Foto: Wilton Junior/Estadão Conteúdo e Fábio Motta/Estadão Conteúdo)
Nenhuma outra edição tira do Rock in Rio 2011 o título de ano mais "Pop in Rio" da história do festival. Entre as atrações pouco roqueiras, os destaques foram Aaron Carter, Five, Vinny
SNZ, Sandy & Junior, Patrícia Coelho e Britney Spears. A princesinha do pop, alcunha que carregava naqueles tempos, foi bastante achincalhada por usar bases pré-gravadas em seus shows. O expediente é comum em shows com coreografias.


 
Katy Perry e Rihanna cantaram no primeiro dia do Rock in Rio 2011 (Foto: Flavio Moraes/G1 e AP)Katy Perry e Rihanna cantaram no primeiro dia do Rock in Rio 2011 (Foto: Flavio Moraes/G1 e AP)
Katy Perry, Rihanna, Shakira, Ivete Sangalo, Ke$ha e Claudia Leitte ajudaram que o espaço de shows do evento se tornasse a Cidade do Pop por algumas horas. Sem boy bands na edição de 2011, as popstars tiveram dois dias para elas. Katy e Rihanna tiveram companhia de Elton John na abertura do festival. Shakira e Ivete dividiram as atenções com Lenny Kravitz no quinto dia. Ke$ha foi a estranha no ninho ao ser escalada para a noite mais soul, que tinha Stevie Wonder, Janelle Monáe, Jamiroquai e Joss Stone.
 

Nenhum comentário: