9.24.2013

Símbolo do doping, Ben Johnson faz campanha por esporte limpo

Ben Johnson do bem
Nesta terça-feira, exatos 25 anos após conquistar o ouro olímpico dos 100 m na Olimpíada de Seul-88 (foi cassado dias depois por uso de esteroide anabólico), Ben Johnson voltou ao estádio.
Aos 51 anos, "mais velho e mais sábio", diz que até hoje é punido pelo erro que cometeu. "Há pessoas que matam e sequestram, vão para a prisão e são soltas. Eu só quebrei as regras no esporte e estou pregado no cruz", afirmou ele.
Um documento com 3.700 assinaturas pela erradicação do doping foi colocada na raia número 6, onde Ben Johnson estabeleceu o recorde mundial (9s79) 25 anos atrás.
Nesta terça-feira, ele verificou alguns nomes antes de correr um pouco para cruzar a linha de chegada e repetir o gesto do braço direito levantado, com o qual comemorou o ouro em 1988.
"Poderia vencer sem drogas. Carl Lewis foi prata com 9s92. Semanas antes, sabia que seria capaz de correr em 9s72, 9s70", disse. Ele foi questionado sobre o porquê de não ter competido limpo. "Simplesmente não aconteceu. Era meu destino."
Ele voltou após suspensão de dois anos, mas foi banido por novo doping em 1993.

Lee Jin-man/Associated Press
Ben Johnson virou garoto-propaganda de um programa de prevenção ao uso de drogas no esporte
Ben Johnson virou garoto-propaganda de um programa de prevenção ao uso de drogas no esporte

Nenhum comentário: