10.24.2013

7 exames simples que flagram doenças sérias

Há exames de sangue - bem menos populares que o de colesterol e o do diabetes, por exemplo, - capazes de detectar pistas muito antes de o organismo ruir por conta de uma doença. Vale a pena entender em que contexto eles merecem ser feitos.


Imagem 1 de 7
  • Hepatite
  • HIV
  • Ferro
  • Tireoide
  • Próstata
  • Exame de sangue
  • Rins

HEPATITE C

Se você nasceu entre 1945 e 1965, deveria verificar se carrega o vírus que arruína gradualmente o fígado. Essa é uma das campanhas do Fundo Mundial para Hepatites. O governo dos Estados Unidos já lançou uma convocação para essa geração, que esteve mais exposta à infecção ao longo da vida. "Cerca de 85% dos portadores de hepatite C americanos estão nessa faixa etária, e o cenário é parecido por aqui", justifica Silva. "Até o início dos anos 1990 não se conhecia o vírus, nem eram adotadas medidas para impedir a transmissão em transfusões de sangue e pelo uso de seringas", contextualiza. Ninguém deve aguardar sinais de falência hepática para se cuidar. "Infelizmente, vive-se uma epidemia de diagnósticos de casos avançados, com cirrose ou câncer", lamenta o infectologista Evaldo de Araújo, da Universidade de São Paulo. Para evitar que a única saída seja um transplante, o teste rápido, que depende de um furinho no dedo e está disponível pelo SUS, é de suma importância. "Trata-se de um exame de triagem: se o resultado for positivo, avaliamos a fundo se há mesmo a doença e, uma vez confirmada, como iremos controlá-la", diz Araújo.

HIV

Falamos agora de outro vírus cujo rastreamento entre os brasileiros continua longe do ideal. "O teste de HIV ainda é tema delicado dentro do próprio consultório médico por envolver aspectos como discriminação e fadar alguém a um prognóstico ruim", aponta Ciro Martinhago, responsável pela Medicina Genética do SalomãoZoppi Diagnósticos. Mudar o jeito de pensar e encarar o causador da aids, apesar de todo o progresso recente, permanece um desafio para a saúde pública. O vírus já não se restringe aos grupos de risco e incide cada vez mais em mulheres jovens e gente acima dos 60 anos. Detectar o HIV precocemente significa hoje ter à disposição um tratamento efetivo que anula o ataque viral. "Nos Estados Unidos, o teste já entra no checkup como a dosagem de colesterol e triglicérides", informa o infectologista Caio Rosenthal, do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, em São Paulo.

DOENÇAS DO SANGUE

O líquido vermelho abriga centenas e centenas de proteínas. E o reconhecimento de padrões envolvendo algumas dessas moléculas auxilia a flagrar males um tanto quanto cabeludos, como o mieloma múltiplo, tipo de câncer sanguíneo que em mais de 90% dos casos é detectado já em franco progresso. "Daí a recomendação de incluir no checkup, a partir da quarta década de vida, a eletroforese de proteínas, exame que aponta essa doença e outros eventuais desarranjos no organismo", opina a hematologista.

PROBLEMAS DE TIREOIDE

Algumas desordens são traiçoeiras pela carência de sintomas. Outras porque têm tantas manifestações que deixam até médico experiente perdido. É dessa corrente que fazem parte os distúrbios de tireoide, glândula que regula o ritmo metabólico de todo o corpo. O hipotireoidismo, só para citar o transtorno mais prevalente, pode gerar ganho de peso, unhas quebradiças, queda de cabelo, fadiga, depressão... E só há um jeito de direcionar ou não a acusação para a tireoide: dosar pelo sangue as taxas de TSH, hormônio produzido no cérebro que estimula a glândula a trabalhar, e, se preciso, de T3 e T4, os hormônios tireoidianos propriamente ditos. "O exame é indicado diante de suspeitas e, independentemente de sintomas, às mulheres sobretudo após os 50 anos", diz a farmacêutica bioquímica Célia Regina Garlipp, consultora da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas.

DESORDENS DE PRÓSTATA

O PSA não é só um exame que, a partir de certa idade, todo homem precisa fazer. Vamos apresentá-lo direito: o antígeno prostático específico é uma proteína fabricada pela próstata para dissolver o sêmen e facilitar a viagem dos espermatozoides na ejaculação. Danos na glândula - seja um tumor, seja uma infecção - jogam os níveis dele lá em cima. Devido à sua gravidade, o câncer costuma ser o principal alvo do rastreio, embora a comunidade científica ainda discuta se essa dosagem é mesmo crucial. No Brasil, onde se estima que um terço dos tumores é diagnosticado em estágio avançado, o teste mantém sua serventia. "Ele deve estar sempre associado ao toque retal e é recomendado para homens acima de 50 anos ou, se tiver histórico na família, a partir dos 40", orienta o urologista Gustavo Guimarães, do A.C. Camargo Cancer Center, em São Paulo.

DANOS AOS RINS

Dos pontos em comum entre a obesidade, o diabete e a pressão alta, destacam-se a capacidade de destruir o corpo de modo silencioso e certa predileção pelos órgãos que filtram o sangue. Como os rins sofrem muito tempo na surdina, precisávamos arrumar um jeito simples de checar o estado deles. É aí que entra a creatinina. "Ela se origina nos músculos e é excretada constantemente pelos rins. Se isso não ocorre direito, temos um bom indício de comprometimento renal", explica Célia Garlipp, que também é professora de patologia clínica da Universidade Estadual de Campinas. A quem a dosagem de creatinina está indicada? "Hipertensos, diabéticos, pessoas com parentes próximos com doença renal, gente que teve de usar muito anti-inflamatório, possui infecção urinária de repetição ou histórico de pedra nos rins", elenca Célia. Escapou de todos eles? Ótimo. Mesmo assim, cabe investigar depois dos 60.

DEPÓSITO DE FERRO NO ORGANISMO

Muito se fala da anemia provocada pela deficiência do mineral. Mas há uma condição que leva a outro extremo: uma absorção exagerada de ferro capaz de lesar órgãos como o fígado e o coração. É a hemocromatose hereditária, desordem cujo número de casos parece estar crescendo - as vítimas são na maioria homens brancos acima dos 40. "No Brasil não temos estatísticas, mas na Alemanha ela já se mostra mais frequente que anemia", conta Carvalhaes. Como seus sinais podem variar, o exame de saturação de transferrina tem sido inserido no checkup.

Como é feito um exame de sangue?

A análise mais pedida em hospitais e consultórios faz uma varredura completa de várias partes do corpo


  • Receita sanguínea
  • 1. A Coleta
  • 2. Robôs no comando
  • 3. Checagem
  • 4. Hemograma
  • 5. Ureia e creatina
  • 6. Glicose
  • 7. TSH e T4
  • 8. TGO e TGP
  • 9. Ácido úrico
  • 10. Eletrólitos

Receita sanguínea

Ela é preparada na medula óssea, o recheio de alguns ossos - o famoso tutano. É lá dentro que hemácias, leucócitos e plaquetas são fabricados.

Plasma 55%.
Hemácias 44%.
Plaquetas e leucócitos 1%.
Nada de seringa
Os tubos funcionam a vácuo, sistema indolor e rápido. Cada cor de tampa sinaliza um tipo de exame e pode conter alguma substância. No caso...

Roxo: EDTA para contar células sanguíneas.
Verde: Heparina para exames de gasometria.
Azul: Citrato de sódio para checar a coagulação.
Lilás: Fluoreto de sódio para ver a glicemia.
Vermelho: Sem nada em testes de sorologia, para o sangue coagular.
Curiosidades
//. O sangue sai da aorta a 108 km/h, superior à velocidade máxima do metrô de São Paulo, que é 100 km/h.
//. Um adulto de 70 quilos tem cerca de 5 litros de sangue.
O mergulho no sangue
Do cérebro ao dedão do pé, o exame do líquido avermelhado é um espelho de nosso estado de saúde. Seus dados, porém, são complementares ao teste clínico, feito pelo médico.

Exame de sangue

Exames de sangue são exames laboratoriais realizados no sangue para adquirir informações sobre doenças e funções dos órgãos. Como o sangue flui por todo o corpo, atuando como meio de obtenção de oxigênio e nutrientes pelos tecidos, e levando de volta os produtos usados para os sistemas excretórios, o estado do sangue afeta, ou é afetado, por muitas doenças ou condições médicas. Por estas razões, os exames de sangue são os exames médicos mais comuns. O sangue é obtido de um paciente através de uma punção na veia ou um pequeno furo no dedo.
O sangue é útil por ser um meio relativamente não-invasivo se se obter células, fluido extracelular (plasma sanguíneo) do corpo para verificar sua saúde.

Exames químicos de sangue

O exame CHEM-7, às vezes chamado de Perfil ou Painel Metabólico Básico (BMP), é uma bateria de exames químicos do sangue. As sete partes do CHEM-7 incluem exames para:

Um uso comum destes exames é para determinar a função renal.

Moléculas orgânicas grandes

Proteínas


Anticorpos



Outros



Células




Nenhum comentário: