10.10.2013

Antonia Fontenelle perde direito à herança de Marcos Paulo

Diretor deixou registrada por escrito, no testamento, a vontade de que atriz ficasse com 60% do dinheiro aplicado em investimentos, previdência e o valor disponível em conta bancária. Advogado diz que atriz vai recorrer

Maria Carolina Maia
O ator e diretor Marcos Paulo com a mulher, a atriz Antonia Fontenelle, na festa de encerramento do 9° Amazonas Film Festival, sexta-feira (09/11/12)
O ator e diretor Marcos Paulo com a mulher, a atriz Antonia Fontenelle, na festa de encerramento do 9° Amazonas Film Festival, dois dias antes de sua morte, em novembro de 2012 (Orlando Oliveira/AgNews)
Por decisão da juíza Maria Cristina de Brito Lima, da 1ª Vara de Família da Barra da Tijuca, no Rio, a atriz Antonia Fontenelle foi excluída da herança do diretor Marcos Paulo, morto no ano passado. Eles viveram juntos por sete anos. Segundo o advogado Carlos Sanseverino, a atriz está “indignada” e vai recorrer da decisão.
LEIA TAMBÉM:
Antonia Fontenelle: ‘Não permitirei que tripudiem sobre ele ou sobre mim’


A vontade de que Antonia ficasse com parte de seus bens foi expressa pelo diretor por escrito, em um adendo ao testamento que ele havia feito em 2005, quando deixava tudo o que possuía para as três filhas. No texto, Marcos Paulo pede que 60% do seu dinheiro aplicado em investimentos, previdência e o valor disponível em conta bancária fiquem com Antonia. A juíza Maria Cristina, no entanto, ignorou esse documento.

“Essa juíza já havia dado mostras, não sei por quê, de que não daria razão para Antonia, que tem os direitos claramente previstos na legislação brasileira”, diz o advogado da atriz, Carlos Sanseverino. “O documento é reconhecido pelo pai adotivo do Marcos Paulo, o também diretor Vicente Sesso, e pelo advogado dele, João Paulo Lins e Silva. E tem um parecer favorável assinado pelo professor Álvaro Villaça Azevedo, um dos autores do Código Civil de 2002, que é um dos maiores juristas do país.”

Antes do relacionamento com a atriz Antonia Fontenelle, Marcos Paulo teve três filhas: Vanessa, da relação com a modelo italiana Tina Serina; Mariana, do casamento com a também atriz Renata Sorrah, e Giulia, da união com outra atriz, Flávia Alessandra, tutora da menina, que ainda é menor de idade.

De acordo com Sanseverino, logo após a morte de Marcos Paulo, em novembro de 2012, todas se reuniram no escritório do advogado do diretor, João Paulo Lins e Silva, juntamente com Antonia. Responsável pelo testamento, Lins e Silva leu o documento e seu adendo para todas. “Correu tudo com muita estranheza, porque em nenhum momento, durante a leitura, houve algum questionamento. Mas no mesmo mês as três filhas contrataram uma advogada que requereu a abertura do processo que agora pode levar anos”, conta Sanseverino. “No mínimo, eles foram indelicados com a Antonia, que foi a companheira dos últimos anos do Marcos Paulo, sua parceria durante o câncer, e foi inclusive impedida de entrar no apartamento onde morava com o diretor.”

Por meio de mensagens cifradas publicadas no Twitter, a atriz manifestou sua insatisfação nesta quarta-feira. “A roleta da vida é sinistra, o jogo muda a cada minuto. Meus nervos são de aço, posso lhes garantir isso, meu jogo é limpo, portanto podem bater chifres, vou fazer valer cada vírgula desse script, com a consciência tranquila, digna, serena... Mas firme #Etenhodito”, escreveu.

Nenhum comentário: