10.02.2013

CÂNCER DE MAMA: OUTUBRO ROSA


Começa nesta quarta-feira, dia 2, a série de atividades 

para marcar o Outubro Rosa, movimento internacional 

voltado à conscientização sobre a importância da 

detecção precoce do câncer de mama. Neste período, 

o Instituto Nacional do Câncer (Inca) aproveita para 

derrubar o mito de que a doença é uma sentença de morte. 

Veja a seguir informações sobre a doença, prevenção e 

diagnóstico precoce.

Detecção precoce

Mulheres entre 40 e 49 anos devem fazer anualmente o exame clínico das mamas, e se alguma alteração for detectada, deverão fazer uma mamografia. Entre 50 e 69 anos, é recomendada a realização de mamografias a cada dois anos. Mulheres com risco aumentado de câncer (com histórico familiar da doença) devem iniciar o acompanhamento aos 35 anos.

Cura e tratamento


Quando o diagnóstico é feito precocemente, a chance de cura é de até 95%. Em países em desenvolvimento, como o Brasil, a sobrevida está em torno de 60%. A mastectomia, a cirurgia de retirada da mama, é a indicação mais adequada de tratamento. A atriz Angelina Jolie realizou a operação não porque teve câncer, mas pelo risco aumentado de desenvolver a doença. Esta iniciativa é controversa entre especialistas.

Risco e prevenção


Uma em cada 12 mulheres, no decorrer da vida, vai ser diagnosticada com câncer de mama no Brasil, segundo estimativa do Institute for Health Metrics and Evaluation. E a maioria dos fatores de risco está ligada ao estilo de vida: sedentarismo, obesidade, fumo, ingestão excessiva de álcool e alguns tipos de alimentos, como carnes, frituras e enlatados. Ter hábitos saudáveis comprovadamente diminui as chances de desenvolver a doença.

Reposição hormonal


A Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia garante que a reposição hormonal não aumenta a incidência de câncer de mama, já o Inca acredita que combinada com estrogênio e progesterona, ela aumenta o risco. Ambos concordam que mulheres com histórico da doença, não podem fazer uso de hormônios.

Números


O câncer da mama é o que mais atinge mulheres em todo o mundo. Em 2013, esperam-se, para o Brasil, 52.680 casos novos da doença, com risco estimado de 52 casos a cada 100 mil mulheres. Entre 1980 a 2010, o número de casos de câncer de mama em mulheres entre 15 e 79 anos no Brasil pulou de 18.597 para 67.752 (aumento de 264%), segundo a Universidade de Washington. Já a taxa de mortalidade foi de 7,9 por 100 mil habitantes para 12,3/100 mil entre 1990 e 2009.Uma série de atividades serão realizadas para marcar o Outubro Rosa. A que deve chamar mais atenção será a iluminação de monumentos cariocas. Os Arcos do Metrô (Praça da Bandeira), a Igreja da Penha e o Cristo Redentor recebem cores especiais a partir desta quarta-feira, dia 2.

Nenhum comentário: