10.18.2013

CIRURGIA ÍNTIMA: UMA QUESTÃO DE SAÚDE


Cirurgia íntima: uma questão de saúde
Veja como é este procedimento e o quanto ele pode mudar a qualidade de vida de alguém.

Todo mundo se incomoda com alguma parte do seu corpo. Algumas mulheres reclamam da barriga, outras das pernas, da grossura dos lábios, do tamanho do nariz. Mas, imagine se você não estivesse satisfeita com o seu órgão sexual.
De acordo com a cirurgiã plástica Dra. Eliane Hwang, integrante do corpo clínico da Unidade de Tratamento de Queimaduras do Hospital São Paulo/UNIFESP, do Hospital São Cristóvão e do Hospital Heliópolis, também  em São Paulo, o objetivo da Cirurgia Íntima é melhorar o aspecto estético e também funcional, porque muitas pacientes se queixam do incomodo durante o uso da calcinha e/ou da calça jeans ou mesmo durante a relação sexual.
A Cirurgia Íntima se divide em três tipos: Cirurgias redutoras de volume (lipoescultura do púbis e face medial de coxas; ninfoplastia/correção de hipertrofia de pequenos lábios; correção de hipertrofia de clitóris; correção de assimetrias de pequenos lábios); Cirurgias de flacidez (correção de flacidez de pequenos lábios; correção de flacidez de períneo; correção de flacidez da face medial das coxas) e cirurgias de aumento de volume (lipoescultura/lipoenxertia do períneo e púbis).
“Cada tipo atenderá uma necessidade e dependerá do volume dos pequenos lábios, mas a técnica utilizada com maior frequência é a "desepidermização" onde se retira uma porção da parte excedente dos pequenos lábios e depois a pele é costurada com um fio que é absorvido, sem necessidade de ser retirado. Esta técnica proporciona um resultado estético mais satisfatório, por isso é a que mais utilizo”, conta a Dra. Eliane Hwang. 
Indicações estéticas e funcionais
A cirurgia plástica da intimidade também pode ser subdividida em funcionais, para os casos que acarretam prejuízo na qualidade de vida da paciente - e estéticas - casos que não causam prejuízo na qualidade de vida - e são alterações estéticas na região.
“É necessário entender como alterações funcionais as situações onde há dor, principalmente na relação sexual ou durante a prática de determinados esportes, como ciclismo, hipismo, dentre outros. Este sintoma, na maioria das vezes, é decorrente do excesso de volume dos pequenos lábios ou da falta deste no púbis. Há ainda a sensação de um simples desconforto - flacidez durante a relação sexual ou uso de roupas íntimas apertadas, advindo de uma flacidez excessiva dos pequenos lábios. Tais irregularidades estéticas são decorrentes, unicamente do excesso e/ou insuficiência de volume ou assimetrias na área íntima”, explica.
Resultado
Como o resultado só é observado ou sentido pela paciente, muitos podem perguntar qual a vantagem de realizar uma cirurgia como esta? Dra. Eliane Hwang relata que há uma melhora do aspecto estético, uma vez que os pequenos lábios ficam mais proporcionais e em harmonia com o períneo (vulva, vagina e púbis), levando a um conforto significativo durante a relação sexual e também no uso de roupas íntimas, pois o volume é menor. “Ou seja, a cirurgia íntima ajuda a melhorar o aspecto estético e funcional”.
A laser
Reduzir os pequenos lábios, remover o excesso de gordura do monte de Vênus ou dar mais tônus aos músculos vaginais, a cirurgia íntima também pode ser realizada com o uso de um bisturi a laser, que ajuda a coagular o sangue e influencia na rapidez da recuperação da paciente. 

Nenhum comentário: