10.17.2013

“Cólica renal”

Calculo Renal (Pedra nos Rins)

Calculo renal (ou pedra nos rins) e’ uma doença muito comum que atinge um adulto em cada 1000 pessoas e também acomete crianças. O mais conhecido dessa doença e’ a chamada “cólica renal”, uma dor extremamente forte que o paciente apresenta quando a pedra se movimenta dos rins para a bexiga e que alguns dizem ser mais intensa do que o parto normal. Muitas vezes esse e’ o primeiro sintoma da doença num paciente que nunca soube que possuía calculo renal.

O calculo renal e’ uma verdadeira “pedrinha” que aparece no rim porque alguns sais minerais se calcificam. Dentro do rim existe um sistema de filtro que se liga a vários tubulos como se fosse um encanamento.

Quando o sangue passa por esse filtro vai formar um filtrado, que e’a urina. Ela contem agua, sais minerais, células, toxinas e outras substâncias e vai percorrer esses tubos. E’ dentro desses “tubinhos” que os sais minerais podem se calcificar e esse processo e’ exatamente o mesmo da formação do “sal marinho”, isto e’, quando a agua evapora, os sais que estavam dissolvidos na água aparecem em forma de micro pedras.

Sendo assim, existe um fator que ajuda a formar pedra nos rins: beber pouca agua, pois quanto mais agua, os sais minerais estão mais diluídos, o que gera menor chance de calcificar. Outro fator que causa calculo renal e’ a alteração de acidez da urina.

Quanto mais acida a urina, maior chance de calcificar os sais minerais. Alem disso, a causa mais frequente de pedra nos rins e’ uma doença hereditária chamada HIPERCALCIURIA, isto e’, a eliminação de excesso de cálcio na urina.

Depois de formado, o cálculo pode sair do rim e alcançar a bexiga. Nesse trajeto, ele “machuca” as paredes do ureter (tubo que liga o rim com a bexiga), causa sangramento na urina e a forte dor. O paciente também pode sentir vómitos, náuseas e tonturas. Geralmente, depois disso, a pedra e’ eliminada.

O tratamento do calculo renal e feito por 2 medicações diferentes: uma altera a acidez urinária e outra dissolve a pedra. Alem disso e importantíssimo tomar bastante água. Aquele conhecido (chá de quebra pedra) realmente funciona, pois alem de conter bastante água, a erva desse chá contem uma substância que dissolve a pedra. Outros chás conhecidos são: folha de abacateiro e cabelo de milho, que são encontrados em farmácias no Brasil. A prevenção do cálculo renal se faz com controle de ultrassonografia de rins e com o hábito de beber muita agua.

Vale salientar que a agua usada normalmente nas casas inglesas contem muito cálcio, o que pode propiciar a chance de pedra nos rins, portanto e’ importante o uso do filtro tipo “barita” que reduz essa quantidade. Nesse artigo, abordamos um tema sugerido por nossos leitores.

Caso você queira saber maiores informações sobre uma doença ou tratamento, responda ao nosso questionário. E continue participando, pois futuramente ampliaremos nossa coluna para oferecer um serviço de orientação medica pessoal.


Dra.Rosana Marques Carbone.


Nenhum comentário: