10.05.2013

Comer antes e depois de fazer exercício auxilia na perda de gordura

A alimentação adequada antes e depois do treino acelera a queima de gordura e ajuda na manutenção da massa muscular

A escolha dos alimentos certos é fundamental na manutenção da massa muscular e na queima de gorduras Foto: Getty Images
A escolha dos alimentos certos é fundamental na manutenção da massa muscular e na queima de gorduras
Foto: Getty Images
Para ficar de bem com a balança, não adianta apenas malhar: é preciso ter organização e disciplina para equilibrar a alimentação e repor os nutrientes adequadamente. E para quem anda seguindo um programa de exercícios, vale lembrar da importância da alimentação antes e depois do treino, pois isso é essencial para a queima de gordura.

A recomendação é da nutricionista Lara Natacci, do programa Meu Prato Saudável, parceria do Instituto do Coração (InCor) do Hospital das Clínicas da FMUSP com a LatinMed Editora em Saúde.

Ela explica que a escolha dos alimentos certos é fundamental também na manutenção da massa muscular. Lara indica um lanche leve antes da atividade física, mas rico em carboidratos e em fibras que ajudam a manter a energia durante a prática e até mesmo acelerar a queima de gordura. “Pode ser uma banana com aveia, mamão com granola e até um suco com cereais integrais. Nozes e castanhas também são uma excelente opção”, diz.​

Já a alimentação pós-treino deve conter carboidratos, vegetais e uma proteína magra. “A reposição de nutrientes é fundamental para ajudar no aumento, manutenção e recomposição da massa muscular”, explica.

Uma boa dica, gostosa e saudável, para este momento, é um sanduíche de pão integral com queijo branco e peito de peru ou presunto magro ou rosbife, fatias de tomate e folhas de alface.

Outro ponto importante é o consumo de água, tanto antes, quanto durante e após a  prática física. Segundo a especialista, estudos recentes recomendam o consumo de dois copos de água meia hora antes dos exercícios.  “Alimentação equilibrada e ingestão de líquidos melhoram a qualidade da atividade física e pode ajudar a diminuir a quantidade de gordura e aumentar a massa muscular”, conclui.


Nenhum comentário: