10.19.2013

Congelamento de sêmem


Auto Preservação do Espermatozóide
O congelamento de sêmen é uma técnica amplamente utilizada e de alta eficácia. Consiste na utilização de crioprotetores especí­ficos, que possibilitam o armazenamento de amostras de sêmen, por perí­odo indeterminado, em tanques de nitrogênio lí­qüido. Crianças concebidas através de amostras de sêmen congelado apresentam desenvolvimento normal, fato que mostra ser essa técnica também bastante segura.
As amostras de sêmen podem ser utilizadas pelo próprio paciente ou por terceiros, o congelamento de sêmen pode ser realizado  apenas para utilização pelo próprio paciente. Casais que desejam utilizar amostras de sêmen heterólogo são encaminhados para um banco de sêmen terceirizado.

O congelamento de sêmen é realizado  nas seguintes situações:
- Pré-quimioterapia: a quimioterapia pode prejudicar em graus variáveis a produção de espermatozóides. A decisão sobre o congelamento de sêmen e sobre o número de amostras congeladas deve ser tomada em conjunto com o paciente e com o médico oncologista. Quando os tratamentos já se iniciaram, as alterações na produção de espermatozóides intensificam-se e o resultado da autoconservação pode ficar bastante comprometido.
- Conveniência: caso haja possibilidade da ausência do homem no dia da realização da técnica de reprodução assistida, pode-se optar pelo congelamento prévio de uma amostra de sêmen, evitando assim a necessidade da presença do parceiro.
- Pré-vasectomia: alguns homens optam por manter amostras de sêmen congeladas antes de realizarem a vasectomia, tornando possí­vel a realização de técnicas de reprodução assistida caso desejarem.
- Câncer de testí­culo: o congelamento de sêmen possibilita a realização de técnicas de reprodução assistida nos casos indicados. Quando os tratamentos já se iniciaram, as alterações na produção de espermatozóides se intensificam e o resultado da autoconservação pode ficar bastante comprometido.
- Material obtido através de biópsia testicular ou punção de epidí­dimo: nos casos de azoospermia (ausência de espermatozóides no ejaculado), alguns homens são submetidos a uma biópsia testicular ou punção de epidí­dimo para verificar a presença de espermatozóides. Caso positivo, os espermatozóides podem ser congelados para utilização em técnicas de fertilização assistida.
É importante informar aos candidatos a esse tipo de tratamento, que caso as amostras venham a ser utilizadas no futuro, o método mais indicado é a fertilização in vitro com Micromanipulação (FIV-ICSI) e não a inseminação intra-uterina, como muitos pensam ou mesmo advogam.
Se a fertilidade masculina não ficar comprometida após o tratamento, as amostras devem ser descartadas após autorização do paciente, já que, elas só podem ser utilizadas pelo próprio paciente e não podem ser doadas para terceiros.
Fonte:  Procriar

Um estudo que acabou de ser divulgado na revista Nature indica que, quanto mais velho o pai, mais mutações genéticas potencialmente danosas ele passa ao filho. A maioria dessas mutações é inofensiva, mas muitas podem levar a doenças como autismo e esquizofrenia. (Estudos anteriores já correlacionavam diretamente uma maior idade do pai à maiores incidências de autismo.)
Sendo assim, já tem muita gente (como Laura Helmuth, colunista da Slate) aconselhando jovens homens a congelar seu sêmen e fazer uma vasectomia.
E ela ainda acrescenta: as mulheres vão amar. Você vai parecer esperto, responsável, um cara que pensa lá na frente. Além disso, mostra que você é uma pessoa sensível, que acha que os homens também tem sua parcela de responsabilidade sobre a gravidez. Vai poder transar à vontade, sem precisar de preocupar com anticoncepcionais e, quando e se decidir ter filhos, vai gerar bebês com o melhor material genético possível – algo que as mulheres também vão achar sexy.
Enfim, homens, mulheres, crianças e a humanidade em geral só têm a ganhar.

Nenhum comentário: