10.10.2013

Depilação com linha

Também conhecida como depilação oriental, indiana ou egípcia, a técnica de extrair pelos com linha atrai cada vez mais fãs.
Oriunda do Médio Oriente e do Sul Asiático, a depilação com linha cresce em popularidade nos países ocidentais. Especialista no método há mais de 10 anos, Camila Borges conta as vantagens e desvantagens.

Em que consiste a técnica?

Trata-se de um processo depilatório realizado com fio 100% algodão. O fio é torcido e enrolado com as duas mãos, sendo que uma das extremidades fica presa na boca da profissional. Isso é necessário para criar um sistema de tração para que o fio fique firme e esticado. Dessa maneira, o pelo é entrelaçado e retirado.

O que difere a técnica “egípcia”, “indiana” e “oriental”?
O modo de manusear a linha – em cada cultura a técnica se desenvolveu de uma maneira específica. Independente disso, antes do procedimento ser realizado, a pele deve ser higienizada, removendo maquiagem, cosméticos e impurezas. Após a depilação, é recomendado aplicar um gel calmante ou cicatrizante.

Quanto tempo demora o procedimento?
Como em qualquer tipo de depilação, isso depende de vários fatores: a experiência e habilidade da profissional, o tamanho da área a ser depilada e as características do pelo. Considerando isso, ainda assim, podemos dizer que é um pouquinho mais demorado do que a depilação com cera e com lâmina, por exemplo. A profissional utiliza diferentes espessuras de linhas para cada tipo de pelo.

O procedimento pode ser realizado em todas as partes do corpo?
Sim. Mas justamente por ser um processo mais demorado costuma ser indicado para áreas menores, sobretudo o rosto – superior (buço), queixo, sobrancelhas, testa, maçãs do rosto que exige uma depilação milimetricamente impecável.

Quais são as vantagens do método?
A principal é que retira o pelo pela raiz, o que progressivamente enfraquece-o. Dessa maneira, o intervalo entre as sessões é cada vez maior. Além disso, é um grande aliado das peles sensíveis, sobretudo com tendência à alergia à cera e cosméticos depilatórios – não oferece riscos de cortes ou queimaduras. Outro ponto positivo é que é muito recomendado para pessoas com tendência à manchas e pigmentação, uma vez que a linha não entra em contato com a pele – apenas o pelo é puxado.

Quais são as contraindicações?
Em primeiro lugar não é recomendado para peles com acne ou com dermatite. Outra coisa que não podemos afirmar é no que tange a dor, pois isso varia muito de pessoa para pessoa. Mas, no geral, há desconforto inevitável - como todos os processos depilatórios que removem a raiz do pelo.

Qualquer profissional está apto a realizá-lo?
Não. Trata-se de uma técnica muito específica que requer estudo, prática e habilidade. E, é claro, como em qualquer situação, os clientes também devem manter-se atentos para as condições de higiene e biossegurança do estabelecimento.

Nenhum comentário: