10.04.2013

Devassa pode levar multa de R$ 6 milhões por publicidade abusiva

Ministério da Justiça aceitou denúncia contra propaganda que compararia mulher a objeto

iG
São Paulo - A Brasil Kirin, produtora da cerveja Devassa, pode ser multada em R$ 6 milhões pelo Ministério da Justiça. O motivo é uma propaganda em que, segundo as apurações, a marca compara mulheres negras a objetos de consumo. Um anúncio da cerveja escura Tropical Dark coloca lado a lado uma garrafa da bebida e uma mulher negra, e traz os dizeres "É pelo corpo que se conhece a verdadeira negra".
Em nota, o Ministério da Justiça afirma existirem "sérios indícios de abusividade na peça publicitária" e que, por isso, um processo administrativo sancionador foi aberto pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC). Segundo a pasta, foram consultados órgãos como a Secretaria de Políticas para as Mulheres, a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e o Conselho Federal de Psicologia.
Propaganda da Devassa compara mulher negra com objeto
Foto:  Reprodução Internet
“Na sociedade de consumo, a publicidade é um indicativo do padrão ético adotado pelas empresas para a oferta de produtos e serviços. Não se pode admitir que para vender um produto, sejam utilizadas mensagens discriminatórias, que reforçam estereótipos de gênero e étnico-raciais e contribuem para aprofundar desigualdades”, disse o diretor do DPDC, Amaury Oliva, em nota.
Em maio de 2011, o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) já havia determinado a alteração no anúncio por concluir que nele havia "racismo, machismo e sexismo, entre outras infrações éticas".
O órgão também já havia condenado propagandas anteriores da marca Devassa, como um vídeo com a socialite Paris Hilton e outro com mulheres molhadas.
Em nota, a Brasil Kirin informou que não comenta processos jurídicos em andamento. "A empresa reitera que conduz seu negócio com respeito e ética a todos os seus públicos e consumidores.”

Nenhum comentário: