10.08.2013

EXISTE SEGREDO NA HORA DA DIETA?

Existe segredo na hora da dieta?
Descubra quais são as melhores escolhas para você emagrecer!


Todo mundo sabe que emagrecer não é tarefa fácil. Aliás, é uma busca bem difícil e complicada. Porém, por mais que surjam diversos tratamentos estéticos ou novas aulas nas academias, a verdade é que a alimentação é a peça chave para a realização deste sonho. 
E como fazer as escolhas saudáveis? O primeiro passo é usar o bom senso e, depois, a lei da compensação. Estudos mostram que mais importante do que cortar qualquer alimento, é saber compensar as suas calorias em um dia de exageros.

O que está liberado
•Gelatina sem açúcar, flan sem açúcar, frutas em geral, verduras e legumes em geral, atum, peito de peru, iogurtes, mix de oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas, etc), chás em sachê, queijos de todos os tipos; 
•Frango, carnes (todos os tipos), ovos, salmão, leite semi-desnatado, café, pão integral, cereal integral, granola, mel, torrada integral, adoçante, manteiga, geleia sem açúcar, macarrão espaguete integral;
•Cookies integrais de chocolate, maionese com menos sódio e 0 colesterol, mostarda escura, vinhos, azeite extra virgem, milho de pipoca. 

O que está proibido
Refrigerantes (todos os tipos), congelados, salgados, salgadinhos e bolachas em geral, arroz, feijão, embutidos em geral (exclui-se aqui o peito de peru), sucos de caixinha.

Saiba ainda: 


Antes de iniciar qualquer dieta ou programa de reeducação alimentar o principal estimulo deve ser a determinação na mudança. Serão mudanças de hábitos, alimentos, horários e principalmente mudança nas escolhas.
Dar o primeiro passo é muito importante, porém ser perseverante é essencial. Essas mudanças não serão nenhum tipo de tortura mas sim descobrimento de um novo prazer: sentir-se bem consigo mesmo.
Na experiência que tenho com reeducação alimentar observo que o mais difícil entre os pacientes é fazer a escolha certa, ou seja a escolha mais saudável. E a principal pergunta: Por onde devo começar minha dieta ou minha reeducação alimentar? Para esse pergunta sempre aponto que os detalhes fazem toda a diferença e ofereço algumas orientações para o dia a dia. Segue alguma dessas orientações:
Nas compras:
  • Faça uma lista de compras antes de sair de casa, nesta lista só entra o que é saudável e necessário.
  • Saia descansado(a) para as compras, e faça uma refeição antes de sair de casa pois, ir as compras com fome estimula o consumo de alimentos que não são necessários e acabam sendo uma “tentação” dentro de casa.
  • Vá sozinho(a) as compras, não leve criança ou adolescente, pois eles certamente  vão escolher alimentos pelo próprio paladar ou pelo estímulos das propagandas.
  • Seja objetivo, evite ficar passeando pelos corredores das guloseimas.
Nas refeições:
  • Faça em desjejum completo com cereais integrais ou pão integral, frutas, uma porção de leite ou derivado.
  • Coma entre o desjejum e o almoço uma fruta com a casca , pois a casca é rica em fibras que conferem saciedade reduzindo aquela “fome de leão” na hora do almoço.
  • Comece o almoço pelas saladas cruas, utilize azeite de oliva para o tempero. Mastigue bem e sinta o sabor dos alimentos. Descubra esse novo prazer.
  • Após a salada monte seu prato escolhendo sempre alimentos coloridos e variados. Observe bem para que em uma refeição você tenha no prato pelo menos 5 cores diferentes, por exemplo: Arroz (branco); feijão (preto); folhosos (verde); carne (vermelho), e um legume (laranja). Cuidado com as quantidades.
  • Caso sinta necessidade de comer doce substitua por uma fruta ou picolé simples de fruta.
  • Tempere o alimento enquanto estiver cozinhando, prefira temperos naturais como alho, cebola, ervas e reduza o sal, pois em excesso pode causar retenção hídrica, edema e hipertensão. Retire também o saleiro da mesa.
O que acaba acontecendo com os pacientes é a pouca noção do que realmente ingere durante o dia e a quantidade. Uma forma prática que ajuda você a observar o seu consumo é fazer um registro diário do que consome da seguinte maneira:
Em um papel anote tudo que ingere e a quantidade, não esqueça de anotar uma bala sequer, lembre-se também dos líquidos (suco, refrigerante, café) e  e ao final do dia observe a qualidade da sua alimentação. Desta maneira fica fácil reconhecer suas escolhas e assim mudar o comportamento para uma alimentação mais saudável.
O acompanhamento com uma nutricionista pode ajudar nessas escolhas, mas não se esqueça que a sua determinação na mudança faz toda a diferença!
Um grande abraço e até o nosso próximo encontro.
Fonte:  ANutricionista.Com - Glaucia Figueiredo Justo - CRN4 09100413 -

Nenhum comentário: