10.06.2013

Internos fazem reféns em rebelião na Fundação Casa de Ferraz


Dez jovens conseguiram fugir, mas maioria foi recapturada.
Situação foi controlada e funcionários libertados sem ferimentos.

Do G1 Mogi das Cruzes e Suzano
11 comentários
Homens do Geic entram na Fundação Casa de Ferraz. (Foto: Pedro Carlos Leite/G1)Homens do Geic entram na Fundação Casa de Ferraz. (Foto: Pedro Carlos Leite/G1)
Os internos da Fundação Casa de Ferraz de Vasconcelos (SP) fizeram uma rebelião na tarde deste domingo (6). Dos 68 adolescentes da unidade, dez fugiram. Destes, oito foram recapturados. Cinco funcionários ficaram como reféns, mas foram libertados sem ferimentos. Colchões foram queimados. Policiais de todos os batalhões do Alto Tietê foram acionados e parte do efetivo ainda trabalhava durante o começo da noite na busca pelos dois menores que permaneciam foragidos.
A rebelião comerçou por volta das 14h30 na quadra de esportes. Segundo um agente de segurança que foi feito refém, os menores quebraram as traves do gol e usaram o material como arma, além de extintores de incêndio, vidro e outros objetos. Eles ameaçavam matar os reféns se a polícia invadisse.
Cinco funcionários da Fundação Casa foram feitos reféns em Ferraz. (Foto: Pedro Carlos Leite/G1)Cinco funcionários foram feitos reféns durante
rebelião. (Foto: Pedro Carlos Leite/G1)
Após negociações, o Grupo Especial de Interveção e Contenção (Geic), grupamento especial da Fundação Casa, foi acionado por volta das 16h50. Equipados com cassetetes e escudos, eles eram encarregados de fazer a contagem dos internos.
A situação foi completamente controlada e os reféns liberados no início da noite. Apesar da tensão, não houve feridos graves, como explica o médico do Samu Laerte Rodrigues Jr., que deu apoio à polícia dentro da unidade. “Houve princípio de incêndio, pequenos focos espalhados lá dentro. Não houve lesões graves, apenas intoxicação por causa da fumaça. Eu atendi dois funcionarios e dois internos. Os reféns não deram queixas de agressões físicas. Os dois internos estão bem, só com um pouco de ansiedade pela rebelião. Os funcionários também estão bem. É mais o susto”.
De acordo com o tenente Fábio Bernardo da Silva, internos chegaram a cometer um crime após a fuga. “Quando a Policia Militar chegou à Fundação Casa, conseguiu recapturar dois indivíduos que estavam pulando a muralha. Depois, no patrulhamento, seis indivíduos foram apreendidos em práticas de roubo. Inclusive dois são maiores de idade e vão responder pelo crime de roubo. Foi um roubo de veículo em Suzano.”
O veículo roubado foi levado à delegacia de Suzano, onde o caso está sendo registrado.

Nenhum comentário: