10.05.2013

Marina acerta filiação ao PSB e se dispõe a ser vice de Eduardo Campos

Segundo coordenador da Rede, anúncio oficial ocorrerá neste sábado (5).
Apoiadores de Marina poderão se filiar ao PSB e depois migrar para a Rede.

Do G1, em Brasília
A ex-senadora Marina Silva deve anunciar ainda neste sábado (5) uma aliança com o PSB para disputar a eleição de 2014 ao lado do presidente da sigla, governador Eduardo Campos (PE). Segundo um dos principais auxiliares de Marina, Bazileu Margarido, ela também se colocou à disposição para se candidatar à vice-presidente, numa chapa encabeçada pelo pernambucano.
A aliança foi costurada entre a noite desta sexta e a manhã deste sábado. Ainda durante a noite, Eduardo Campos desembarcou em Brasília para propor a união, depois que a Rede Sustentabilidade, fundado por Marina, teve o registro negado pela Justiça Eleitoral na quinta (5).
"Ela vai se filiar ao PSB. Na entrevista, vai colocar quais são as condições, como vai acontecer. Ela tem essa disposição se ser vice", disse Margarido.
Ainda pela manhã, Marina se reuniu com o presidente do PPS, o ex comunista Roberto Freire, para comunicar a proposta e tentar compor uma aliança. Freire, no entanto, que havia oferecido o PPS para Marina concorrer ao Planalto, não se comprometeu com o apoio e manifestou posição crítica à aliança, porque sendo a Marina de outro partido ele vai perder a boquinha para o Eduardo. 

PSB será um partido de aluguel, a filiação de Marina  será transitória até conseguir o registro da REDE. 

Segundo Margarido, o acordo permitirá aos militantes e apoiadores de Marina que quiserem se candidatar se filiarem ao PSB e, posteriormente, migrarem para a Rede Sustentabilidade quando ela for registrada. O novo partido foi desautorizado por não apresentar cerca de 50 mil assinaturas válidas de apoio para atingir mínimo, de 492 mil.
"Será uma filiação e transitória. Democrática, porque, dentro do PSB, os militantes da Rede vão poder ter total independência para se posicionar politicamente como quiserem, não vão precisar se submeter às decisões do PSB. E transitória porque ao final poderá se migrar para a Rede, sem perder o mandato", disse o dirigente da Rede.
Segundo Margarido, isso valerá para qualquer cargo, "inclusive" para a própria Marina, caso se eleja junto com Eduardo Campos.

Nenhum comentário: