10.03.2013

Médicos estrangeiros farão prova de protocolos clínicos

Mais Médicos

Texto final da MP dos Médicos agora segue para a Câmara dos Deputados. A proposta prevê ainda que as Sociedades de Especialidades informem quantos especialistas se formaram e em que estados eles estão localizados

Médica cubana do programa "Mais Médicos"  faz um curativo em uma paciente do SUS
Médica cubana do programa "Mais Médicos"  faz um curativo em uma paciente do SUS (Ueslei Marcelino/Reuters)
Os estrangeiros que participam do programa Mais Médicos terão de ser submetidos a uma avaliação sobre protocolos clínicos — e não apenas a uma prova de língua portuguesa, como aconteceu com o primeiro grupo que participou do treinamento. A exigência consta no projeto de conversão da MP que cria o Mais Médicos, aprovado nesta terça-feira pela comissão mista do Congresso.
"É um reforço, queremos verificar toda a capacidade de aprendizado dos profissionais", afirmou o relator do projeto de conversão da MP, deputado Rogério Carvalho (PT-SE). O projeto, que agora será submetido ao plenário da Câmara e do Senado, traz ainda mudanças significativas na condução dos cursos de residência e especialização no país, num formato que há tempos é desejado pelo governo.
A proposta obriga Sociedades de Especialidades médicas a informar quantos especialistas se formaram e em que estados eles estão localizados. Informações consideradas essenciais pelo governo para formar um cadastro de especialidades. "A ideia é que, com informações sobre quantos são, onde estão os especialistas, o governo possa nortear a abertura de novas vagas", afirmou Carvalho.
A expectativa de Carvalho é a de que o projeto seja apreciado até dia 15 de outubro. O deputado destacou também a criação do Fórum Nacional de Ordenação de Recursos Humanos na Saúde, de caráter consultivo. A instância, de acordo com Carvalho, vai auxiliar na adoção de critérios para formação de novas vagas, tanto de cursos de graduação quanto de especialidades médicas.
Leia também:
STF fará audiências públicas antes de julgar Mais Médicos
Mais Médicos dará moradia e alimentação a participantes
Texto final da MP dos Médicos facilita concessão de registros

(Com Estadão Conteúdo)

Nenhum comentário: