10.06.2013

Ministério da Agricultura discute autorizar cerveja com mel e chocolate

Instrução normativa deve apresentar novos padrões para a bebida que será comercializada no Mercosul

Os apreciadores de cerveja devem estar de olho no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em Brasília. Técnicos do ministério debatem a proposta de uma nova instrução normativa para definir padrões de cerveja no país e no Mercosul.
A cerveja pode ter novos ingredientes autorizados para o preparo. A instrução normativa discutida permitirá receitas com adição de matérias-primas como mel, chocolate e especiarias. Além disso, o texto autorizará a produção com cereais diferentes do lúpulo e da cevada.
O debate, que prossegue na quarta-feira, está centralizado na primeira versão da instrução, que está sendo apresentada também a representantes do setor. Depois o texto passará por mais discussões, tanto no mercado interno quanto no Mercosul. A expectativa do governo é que as alterações passem a vigorar em 2015.
Atualmente, para ser considerada cerveja, a bebida precisa ter, no mínimo, 55% de cevada maltada e adição de lúpulo na fórmula. Além disso, é proibido adição de produtos de origem animal.  As regras estão na Instrução Normativa 54, de 2001. A flexibilização é uma demanda do setor produtivo. Em fevereiro, o governo promoveu audiência pública e reuniu propostas dos representantes de cervejarias, usadas na construção do texto da nova instrução normativa.
De acordo com a Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (Cervbrasil), a intenção é que os criar mais variedades.
“A decisão do consumidor está cada vez mais relacionadas a atributos que vão além do preço, como produtos sensoriais de diferenciação. Por isso, uma das solicitações é a ampliação das opções de ingredientes, como especiarias, frutas e mel”, destaca a entidade. A Cervbrasil disse ainda que deseja que sejam mantidos os pressupostos de qualidade e segurança já existentes.
O chefe da Divisão de Bebidas do Ministério da Agricultura, Marlos Vicenzi, lembra que o Brasil importa diversos tipos de cerveja que a legislação não permite fabricar. Assim, a flexibilização dos ingredientes traria competitividade à indústria nacional. Ele destaca que a permissão de mais itens na fórmula beneficiaria as cervejarias artesanais.
— Nos últimos anos, houve crescimento expressivo de pequenas empresas que necessitam muito de liberdade para ter um diferencial no mercado — pondera.
As alterações na regulamentação precisam ser discutidas com o Mercosul porque as normas da indústria da cervejaria funcionam de forma harmonizada no bloco. Segundo Marlos Vicenzi, as propostas de mudança serão debatidas na Comissão de Alimentos do grupo.
— A gente já fez a solicitação de revisão. A Argentina já mostrou que concorda. Venezuela e Uruguai estão analisando — informa.
O Paraguai, que também faz parte do Mercosul, encontra-se suspenso do bloco. De acordo com Vicenzi, o Brasil deve concluir as discussões internamente e em 2014 iniciá-las no Mercosul.
— A intenção é, no começo de 2015, ter isso [a nova instrução normativa] publicado — declarou.
De acordo com informações da Cervbrasil, no ano passado, o país produziu 13,7 bilhões de litros de cerveja. Este ano, de janeiro a junho, fabricou 6,2 bilhões de litros da bebida. A maior parte desse volume é para consumo interno. Muito reduzidas, as exportações destinam-se principalmente aos países do Mercosul.
ZERO HORA E AGÊNCIA BRASIL

Baden Baden lança nova cerveja com sabor de chocolate

14 Comentários
BadenBadenChocolate
Em edição especial e, de acordo com o fabricante, limitada, chega neste mês às gôndolas de alguns supermercados e aos bares de cervejas especiais das regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste a Baden Baden Chocolate Beer.
O lançamento oficial da breja se deu ontem em Campos do Jordão (SP), onde está localizada a planta fabril das cervejas da linha Baden Baden, e foi acompanhado por blogueiros de cerveja e jornalistas. Segundo o grupo Brasil Kirin, detentor da marca de cervejas especiais, a nova Baden Baden Chocolate Beer tem notas adocicadas de baunilha e chocolate, sem deixar de lado os amargores característicos dos maltes tostados e dos lúpulos especiais.
A nova breja possui potência alcoólica de 6.0% ABV e temperatura de consumo sugerida entre 6 e 8 graus C.
Conhecida por preservar sua tradição, a Baden Baden tem em seu portfólio sete rótulos regulares e as edições especiais Tripel, Celebration Inverno e Christmas Beer. Além disso, a marca já conquistou prêmios nos principais campeonatos do mundo, como o European Beer Star, o Australian International Beer Awards, South Beer Cup e World Beer Cup.

Nenhum comentário: