10.03.2013

Operação é realizada contra esquema de corrupção de fiscais sanitários

Ação visa cumprir 30 mandados de prisão contra fiscais que cometem, desde 2010, extorsão contra comerciantes

Diego Valdevino
Rio - Uma ação, denominada Operação Parasitas, realizada pela Secretaria de Segurança Pública, Polícia Civil e pelo Ministério Público, foi realizada na manhã desta quinta-feira em combate a um esquema de corrupção de fiscais sanitários.
A ação visava cumprir 30 mandados de prisão contra fiscais da Vigilância Sanitária que cometem, desde 2010, extorsão contra comerciantes e profissionais de diversos gêneros para não aplicar multas.Vinte e três pessoas já foram detidas e vasto material foi apreendido. Também foram expedidos 52 mandados de busca e apreensão.
Policiais estiveram em um condomínio de luxo na Barra da Tijuca, na Zona Oeste, a procura do fiscal da Vigilância Sanitária e médico veterinário Eduardo De Nigris, de 48 anos, que, segundo a investigação, é o articulador e chefe da quadrilha. Ele não foi encontrado e de acordo com informações não aparece no local há pelo menos três dias. Para o delegado da Draco, Alexandre Capote, a prisão do fiscal é questão de tempo. "De Nigris pode ter viajado, mas vai ser preso", garantiu.
Policiais estiveram em condomínio de luxo na Barra atrás do chefe da quadrilha (detalhe)
Foto:  Osvaldo Praddo / Agência O Dia
O nível de organização da quadrilha é tão grande que a presença de novos servidores na repartição preocupava os criminosos, como revelou uma escuta telefônica, de acordo com Capote. "Tem um trecho da escuta onde eles (fiscais) conversam sobre a chegada de gente nova e honesta que poderia atrapalhar a quadrilha", disse.
Participam da ação 200 agentes da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas e Inquéritos Especiais (Draco/IE), agentes da Subsecretaria de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública (Ssinte), 15 equipes de delegacias da capital, 15 equipes de delegacias especializadas, além da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), oito equipes de delegacias da Baixada Fluminense e oito equipes de delegacias do Interior.
Fiscais da Vigilância Sanitária são presos durante operação nesta quinta-feira
Foto:  Osvaldo Praddo / Agência O Dia
As investigações foram começaram há dois anos com base em uma denúncia da Secretaria Municipal de Saúde. A quadrilha formada por funcionários públicos da Vigilância Sanitária Municipal chegou a movimentar cerca de R$ 500 mil por mês. Dos 30 mandados de prisão expedidos, 28 são contra funcionários públicos, entre eles um gari cedido à Vigilância Sanitária, acusados de formar um grupo criminoso para se aproveitar da estrutura do Estado e assim obter vantagens indevidas extorquindo bares, restaurantes, empresas de projetos arquitetônicos, clínicas, farmácias e outros tipos de estabelecimentos comerciais.
Independente da existência ou não de uma irregularidade, a quadrilha instituiu uma taxa que deveria ser paga pelos empresários, caso contrário, eram aplicadas multas e punições. Dois mandados de prisão foram expedidos contra um empresário, dono de uma empresa de dedetização e um arquiteto. Os dois atuavam em conjunto com o grupo que oferecia o serviço dos dois comparsas, além da propina, para liberação de laudos e comprovantes de regularização. Os indiciados foram autuados pelos crimes de formação de quadrilha, concussão, peculato e concurso material.

Nenhum comentário: